Assistência Social e Direitos Humanos

15/07/2013

Governador do estado estará mais uma vez em Resende, nesta terça-feira, para lançamento do Programa Renda Melhor

Projeto beneficia famílias cadastradas no Bolsa Família com renda de até R$ 100 por pessoa

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) e o governador Sérgio Cabral (PMDB) participam nesta terça-feira, dia 16, a partir das 11 horas, no CIEP 159 - Prof. Irani de Oliveira Dias, na Avenida Coronel Mendes, no bairro Santa Isabel, do lançamento regional do Programa Estadual Renda Melhor e Renda Melhor Jovem. O evento também contará com a presença de representantes de Itatiaia, Porto Real e Quatis.

- O Programa Renda Melhor faz parte da estratégia do Rio Sem Miséria, do Governo do Estado, e em Resende irá atender 1.437 famílias cadastradas no Bolsa Família e que tenham renda familiar per capita de até R$ 100, que passarão a contar com o benefício, que varia de R$ 30 a R$ 300 - comenta o prefeito Rechuan.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira, as famílias que receberão o benefício estadual já participaram de encontros nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde receberam informações sobre o Renda Melhor e Renda Melhor Jovem.

- Os primeiros repasses para essas famílias serão iniciados a partir do dia 18 de julho, seguindo o calendário do Bolsa Família - comenta Alfredo.

No mesmo dia, também será lançado o Renda Melhor Jovem, que atenderá 218 jovens, devidamente matriculados no Ensino Médio, com bom desempenho escolar, e também com família inscrita no CadÚnico. O programa, que é uma poupança-escola anual, estimula a formação e contribui para o desenvolvimento dos jovens.

O estudante receberá o benefício ao ser aprovado no fim de cada ano letivo, da seguinte forma: ao concluir a 1ª série, recebe R$ 700; ao concluir a 2ª série, recebe R$ 900; e a 3ª série, recebe R$ 1 mil. Caso curse Ensino Profissionalizante, em quatro anos, ao final do último ano, o estudante receberá ainda R$ 1,2 mil. Com a conclusão do Ensino Médio, o beneficiado poderá receber ainda mais R$ 500 adicionais, caso apresente bom desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

- O jovem a cada ano poderá sacar anualmente até 30% de cada valor. O saldo acumulado ao longo dos anos ficará depositado em uma poupança do Banco do Brasil, e poderá ser sacado ao final do Ensino Médio, após sua conclusão - diz o secretário Alfredo de Oliveira.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL