19/01/2012

Geração de renda: mercadorias são comercializadas em lojas da região

Aulas em cada curso são realizadas pelo período de dois meses

Geração de renda: mercadorias são comercializadas em lojas da região

Crédito: Wagner Alves - ACOM PMR

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona, informou que cada curso ministrado através do Programa de Inclusão Produtiva têm contado com a participação de 80 trabalhadores em média, todos inscritos numa das unidades do CRAS. As aulas em cada uma das oficinas são ministradas pelo período de dois meses por instrutoras contratadas pela Prefeitura. A foto retrata a Oficina de Sabão, uma das ações de geração de renda desenvolvidas pela pasta. - Desde 2009, o Programa de Inclusão Produtiva vem proporcionando a dezenas de pessoas as condições necessárias para que elas promovam o seu próprio sustento. Trata-se também de mais uma ação voltada ao resgate da auto-estima e da cidadania – disse Marly, acrescentando que atualmente 80 por cento dos cidadãos atendidos pelos cursos comercializam as mercadorias produzidas em lojas da região. A coordenadora do Programa de Inclusão Produtiva, Rosa Maria Faria Luna, destaca que a realização dos cursos de geração de renda conta com diversos parceiros, entre eles a empresa Pernod Ricard do Brasil. Localizada no Pólo Industrial do Município, a empresa é responsável pela doação de materiais recicláveis, como garrafas e filtros utilizados nas oficinas de artesanato da Secretaria de Assistência Social. No ano passado, uma das ações promovidas por meio do Inclusão Produtiva foi a Oficina Cozinha Brasil. A capacitação ocorreu por meio de uma parceria da Prefeitura com o Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), via SESI (Serviço Social da Indústria). O curso – que contou também com o apoio da empresa Servatis – capacitou os alunos sobre o tema Alimentação Saudável. Entre os tópicos abordados por esta capacitação estiveram preparo de refeições equilibradas, noções de nutrição, hábitos alimentares e funções dos alimentos.
Palavras chaves: RESGATE DA AUTO-ESTIMA