11/04/2011

Geração de Renda: Cursos promovidos pela Prefeitura terão assessoria técnica da UFF

Secretaria de Assistência Social quer profissionalizar capacitação para famílias carentes

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, participou semana passada, no Rio de Janeiro, do I Seminário de Sensibilização da Economia Solidária, promovido pelo NEATES (Núcleo Estadual de Assistência Técnica aos Empreendimentos Solidários).

O evento teve como objetivo sensibilizar os gestores públicos para a necessidade da realização de ações pela Economia Solidária, além de debater as possibilidades de desenvolver políticas públicas de fomento e fortalecimento desta nova maneira de fazer economia.

- Em Resende nos já incentivamos a Economia Solidária através do Programa de Inclusão Produtiva, por meio do qual oferecemos cursos voltados à geração de renda. E agora, vamos iniciar uma segunda etapa com assessoria técnica da UFF (Universidade Federal Fluminense), que irá dar suporte para profissionalização dos grupos – destaca a secretária Marly.

Através do Projeto de Inclusão Produtiva, cuja coordenação é da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Resende oferece, nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), os cursos de iniciação profissional de Artesanato, Customização, Fibra de Bananeira, Sabão Ecológico, Tricô/Crochê, Pintura em Tecido/Confecção de Sabonete e Tecelagem Manual (foto).

Estes cursos atendem cerca de 400 pessoas, que são beneficiários de programas sociais.

O primeiro seminário sobre Economia Solidária contou com palestras ministradas pela deputada estadual Inês Pandeló (PT); pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Solidário, Marcelo Henrique Costa; e pelo secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer. O tema destacado pela deputada Inês Pandeló foi a Lei Estadual de sua autoria a respeito do Desenvolvimento Econômico Solidário.

De acordo com Marly Ceccoline, a proposta do projeto da Economia Solidária é trabalhar os pontos fundamentais do processo produtivo, com foco na cooperação, no respeito ao meio ambiente, e no valor da criação e gestão de um bem coletivo.

- Vamos incentivar em Resende cada vez mais a organização das pessoas que realizam os cursos na área de geração de renda, dando suporte a estas famílias para que elas tenham todas as informações a respeito de produto, preço, praça e propaganda - comenta a secretária de Assistência Social da Prefeitura.
Palavras chaves: PROFISSIONALIZAÇÃO