Resende

18° Min34º Max

Selo prevenção do site

Notícia

17/09/2010

Galeria de águas pluviais começa a ser construída no Mirante das Agulhas

Secretaria de Obras acompanha chegada de manilhas para o início do trabalho

Galeria de águas pluviais começa a ser construída no Mirante das Agulhas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O secretário municipal de Obras, Rubens Almada, acompanhou esta semana o início da construção da galeria de águas pluviais do Loteamento Mirante das Agulhas, em frente à entrada principal da Cidade Alegria. Realizada com recursos próprios da Prefeitura, a obra tem como objetivo diminuir os riscos de alagamentos, principalmente no período das chuvas fortes.

 O trabalho será executado pela empresa F.F. de Resende Construções e Empreendimentos Ltda, vencedora do processo de licitação destinado à contratação da firma encarregada das obras, cujo valor está calculado em aproximadamente R$ 480 mil.

- A construção desta galeria de águas pluviais vai beneficiar também os moradores da Cidade Alegria, principalmente as famílias residentes nas imediações dos imóveis da COOPHASUL, que costumavam ser afetadas pelos alagamentos – disse o secretário.

Para a realização deste serviço de drenagem, a Prefeitura irá construir uma tubulação com cerca de 800 metros de extensão, entre os bairros Mirante da Serra, Morada da Colina III e a Avenida Perimetral Norte, na Cidade Alegria.  Na previsão de Rubens Almada, as obras têm um prazo de 90 dias para serem concluídas.

- Esta construção representa uma conquista de grande alcance social, que, embora não tenha tanta visibilidade como a obra de uma escola ou de um posto de saúde, por exemplo, pode ser considerada fundamental visando melhorar as condições de vida de milhares de pessoas - disse o secretário, lembrando que recentemente a Prefeitura também iniciou, com recursos próprios, a canalização de um córrego que passa próximo ao campo de futebol do Surubi Velho.

Em menos de dois anos, a galeria de águas pluviais vai tornar realidade mais um serviço de fundamental importância nas áreas de infra-estrutura e saneamento básico em benefício dos moradores do Loteamento Mirante das Agulhas.

 No dia 29 de março do ano passado foram entregues as obras de despoluição da lagoa existente no loteamento, que foram acompanhadas pela instalação de um novo sistema de bombeamento até a Estação de Tratamento de Esgoto da Baixada da Olaria. No caso destes serviços, eles foram executados pela empresa concessionária do sistema de água e de esgoto (Águas das Agulhas), por determinação do prefeito José Rechuan (DEM).

- Estas duas realizações (a galeria de águas pluviais do Loteamento Mirante das Agulhas e a canalização no Surubi) devem ser classificadas ainda como medidas fundamentais visando prevenir possíveis transtornos no tempo das chuvas. As ações preventivas contra prováveis estragos provocados por chuvas têm sido uma das prioridades da nossa administração desde o ano passado. Recentemente, a Prefeitura concluiu uma obra importante neste sentido, que foi o reforço da base de sustentação da ponte sobre o ribeirão Sesmarias, próximo à agência do INSS. Também na área de infra-estrutura, vale o ensinamento do imaginário popular, segundo o qual é melhor prevenir do que remediar – disse o prefeito José Rechuan.

 

Palavras chaves: CONTRA INUNDAÇÕES
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados