05/06/2013
Gabinete Regional de Segurança será implantado nesta quinta-feira
Gabinete vai articular ações de prevenção à criminalidade nas cidades da região
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
O prefeito de Resende e presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Paraíba, José Rechuan (PP), participa nesta quinta-feira, dia 6, na Casa da Amizade, da implantação do Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGIR), que proporcionará uma integração regional e multidisciplinar do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), articulando ações de prevenção à criminalidade e otimizando ações de segurança pública e políticas sociais.
Conforme explica José Rechuan, com o GGIR será possível sistematizar, por meio de seus diversos módulos e do sistema de informação georreferenciado, a política de segurança preventiva, integrada entre entes e órgão públicos dos diversos níveis de governo, bem como expandir o modelo de segurança com cidadania.
- A criação do GGIR do Médio Vale do Paraíba é um modelo inédito no Rio de Janeiro e apresenta-se como uma alternativa importante no desenvolvimento de políticas públicas de segurança com cidadania, seguindo o modelo estabelecido pelo Governo Federal, através do Pronasci - destaca o presidente do Consórcio, Rechuan.
Na reunião de implantação do Gabinete de Gestão Integrada Regional, deverão participar representantes dos 13 municípios que compõe o consórcio, são eles: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
PREVENÇÃO ÀS DROGAS - Na última quarta-feira, dia 5, Resende esteve presente na reunião de implantação do Centro Regional de Prevenção às Drogas, outra ação do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Paraíba. O encontro aconteceu no município de Porto Real, onde foi destacada a importância de ações regionais de combate às drogas.
Palavras chaves: SEGURANÇA