06/06/2013
Gabinete Regional de Segurança Pública foi criado nesta quinta-feira
Iniciativa do Consórcio de Segurança do Médio Paraíba vai propor ações conjuntas para resolver os problemas na área
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
O prefeito e presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Paraíba, José Rechuan (PP), assinou nesta quinta-feira, dia 6, a criação do Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGIR), que tem como objetivo principal reunir os 13 municípios do Médio Paraíba para discutir os problemas regionais de segurança e propor ações conjuntas com as forças de segurança pública.
- Estamos dando um passo muito importante no que diz respeito à contribuição dos municípios na discussão da segurança pública. Somos o primeiro consórcio criado no estado e o segundo do Brasil, e acredito que com o GGIR vamos de forma efetiva fortalecer a participação de todos para redução dos índices de criminalidade - destacou o prefeito Rechuan.
No encontro, que contou com a participação dos prefeitos Bruno de Souza (Quatis), Maria Aparecida (Porto Real) e Renan Vinicius (Vassouras), além de representantes de Itatiaia, Volta Redonda, Rio Claro, Valença, Piraí e Pinheiral, e também do Ministério da Justiça, das Polícias Federal, Civil e Rodoviária Federal, do Judiciário e da Academia Militar das Agulhas Negras, foram apresentadas informações que destacaram a importância da integração entre as cidades.
- Somos 13 municípios que reúnem cerca de 900 mil moradores, onde os índices de criminalidade estão aumentando. Através do Gabinete de Gestão Integrada iremos nos reunir bimestralmente para apresentar e buscar ações junto às forças de segurança pública para os problemas que enfrentamos - explicou o presidente do consórcio.
Na reunião de implantação do GGIR, ficou pré-estabelecida a data do primeiro Fórum Regional de Segurança Pública para o dia 2 de agosto, em local a ser confirmado. Além disso, ficou definido que o Consórcio entrará em contato com o Ministério da Justiça para mudança do local onde ficará o Centro Regional de Prevenção às Drogas.
- Inicialmente, estava previsto que o Centro de Prevenção às Drogas ficaria em Piraí, mas esse Município está abrindo mão de recebê-lo. Porto Real nos ofereceu um local já construído e Volta Redonda também. Agora vamos discutir junto ao Ministério da Justiça a possibilidade da alteração do local - disse Rechuan.
A necessidade de construção de um novo Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Resende, já que o antigo em Penedo (Itatiaia) foi fechado, e ainda a realização de operações regionais da Lei Seca também foram discutidas na reunião.
- Nesta sexta-feira, dia 7, a partir das 21 horas, vamos iniciar a Operação Dose Zero em toda região, que tem como objetivo ser uma campanha educativa e também de repreensão da venda de bebidas alcoólicas para menores - revelou o diretor do 5º Departamento de Área da Policia Civil, delegado Ricardo Martins.
Também falando sobre ações da região, o delegado da Polícia Federal de Volta Redonda, Elias Escobar, destacou que estão sendo preparadas ações de combate ao crime organizado.
- Vamos fazer operações conjuntas com a PRF para coibir a entrada de drogas, armas e qualquer outro tipo de material ilícito em nossa região - disse o delegado.
Palavras chaves: SEGURANÇA