08/03/2012

Treinamento é realizado em parceria com o Resende Futebol Clube

Futebol Cidadão: Prefeitura lança projeto na Cidade Alegria e no Paraíso

Crédito: Divulgação - ACOM PMR

O prefeito José Rechuan (PP) e o presidente da FUNRESP (Fundação Resende Esportes), Fernando Menandro, participam neste sábado, dia 10, do lançamento de mais dois núcleos do projeto Futebol Cidadão, que vão funcionar no campo do Paraíso Futebol Clube (Paraíso) e no Campo da Alegria (Cidade Alegria).

A realização do projeto é proveniente de um convênio entre a Prefeitura e o Resende Futebol Clube, que vai vigorar até dezembro de 2012. O Futebol Cidadão tem como objetivo promover atividades de inclusão esportiva na modalidade de futebol de campo para crianças e adolescentes, dentro da faixa etária de 7 a 17 anos. Ao todo, o projeto terá 12 núcleos. O lançamento dos dois primeiros pólos aconteceu semana passada, no Novo Surubi (foto) e no distrito de Engenheiro Passos.

As cerimônias de lançamentos deste sábado acontecerão às 9 horas, no campo do Paraíso Futebol Clube, e às 15 horas, na Escola Municipal Abraão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria). Estes pólos atenderão 120 e 150 atletas, respectivamente.

Fernando Menandro explica que, além da iniciação e formação no futebol, ministrada por profissionais de Educação Física, os atletas serão acompanhados por uma equipe multidisclipinar composta por assistente social, psicóloga e nutricionista. Os alunos participarão ainda de atividades culturais e visitas orientadas em pontos turísticos da região.  Cerca de 30 profissionais atuarão nesta ação, incluindo os da área administrativa e logística (transporte e alimentação).

As atividades do projeto, em todos os 12 núcleos, serão realizados em dois horários, de 8 às 11 horas e de 14 às 17 horas. Cada núcleo terá aula duas vezes na semana. Os atletas recebem um kit contendo camisa, calção e meia, mas Menandro informa que outros materiais como bolas oficiais, bolas infantis, redes e cones serão disponibilizados em breve aos núcleos.

Para se inscrever, as crianças e adolescentes devem se dirigir aos pólos acompanhados de seus responsáveis. Na ficha de inscrição, além dos dados pessoais do participante, o responsável preencherá um formulário autorizando a participação do atleta e assumindo a responsabilidade pela entrega do atestado médico.

A ficha de inscrição deve ser também atestada pela direção da escola onde está matriculado o atleta, que preencherá e assinará o comprovante de escolaridade. Outros documentos necessários são cópia da certidão de nascimento e uma fotografia 3x4. Mais informações podem ser obtidas na FUNRESP, através dos números 3354-4301 ou 3360-6164.

- A nossa intenção é que futuramente possamos realizar um torneio entre os núcleos, o Internúcleos. O objetivo é promover uma confraternização entre os participantes a cada três meses, no Estádio do Trabalhador - ressalta Menandro, lembrando que os núcleos do Novo Surubi e de Engenheiro Passos contam com 150 e 200 crianças e adolescentes, respectivamente.

Depois deste sábado, os próximos núcleos vão ser lançados nas seguintes comunidades: Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Baixada da Olaria, Jardim Esperança, Jardim Primavera/Toyota, Nova Alegria, Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá. Em todos os 12 pólos do projeto Futebol Cidadão, cerca de 1.500 atletas serão atendidos.

Palavras chaves: ESPORTE