29/07/2011

Furto no Casa Aberta prejudica atendimento aos pacientes

Unidade oferece assistência aos adultos com transtornos mentais

Furto no Casa Aberta prejudica atendimento aos pacientes

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Casa Aberta foi furtado na madrugada desta sexta-feira, dia 29. A unidade, que atende portadores de transtornos mentais, se localiza na Avenida General Affonseca 1.723, no bairro Vila Julieta.

O local não funcionou nesta sexta-feira, e a retomada do atendimento está prevista inicialmente para a próxima segunda-feira, dia 01º de agosto.

Os funcionários do CAPS chegaram para trabalhar na manhã de hoje, por volta das 8 horas, e encontraram o local revirado, com uma das janelas arrombada.

Foram furtados um computador, uma impressora, um aparelho de DVD e vários carimbos.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, lamentou a ocorrência, afirmando que "o fato prejudicou o atendimento dos pacientes". Ele já reivindicou à Guarda Municipal que intensifique a vigilância na unidade.

A Prefeitura vem realizando um esforço muito grande com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade ao cidadão que precisa da assistência do Casa Aberta. Um dos avanços importantes neste sentido foi a entrega das novas instalações para o atendimento prestado pelo serviço. Infelizmente, tivemos o episódio do furto na unidade, o que resultou em transtornos muitos sérios para o atendimento. Hoje, por exemplo (sexta-feira), a instituição não funcionou – disse o secretário.

Informado do fato, o comandante da Guarda Municipal, Francisco Jances, determinou à uma equipe da corporação que apurasse todas as informações sobre a ocorrência. Ele afirmou também que a vigilância será reforçada na unidade.

As investigações sobre o caso, cuja responsabilidade será da Polícia Civil, onde o arrombamento foi registrado, serão acompanhadas pela Superintendência de Ordem Pública do Município.

O Casa Aberta é responsável pelo atendimento de adultos com transtorno metal ou sofrimento psíquico grave, como psicose, neurose e autismo. São 600 pessoas cadastradas, mas o atendimento diário gira em torno de 30 pacientes.

O CAPS funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. No local, os usuários recebem acompanhamento médico e psicológico, e participam de oficinas de teatro, música, reciclagem, artesanato e atividades recreativas na piscina, além das assembléias – espaços de debate e sugestões para melhorias do serviço.
Palavras chaves: ARROBAMENTO