19/05/2011

Funresp capacita professores para Vôlei Sentado

Modalidade é disputada entre atletas portadores de deficiência física

Funresp capacita professores para Vôlei Sentado

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da FUNRESP (Fundação Resende Esportes), iniciou nesta quinta-feira, dia 19, o curso de capacitação na modalidade esportiva de vôlei sentado. O curso, que prossegue amanhã, sexta-feira, dia 20 de maio, se destina a professores de Educação Física da rede municipal de ensino. Participam da capacitação cerca de 20 professores. O horário de realização das atividades nos dois dias é o mesmo: 9 às 17 horas. Para esta quinta-feira, 19, foi programada a aula teórica no auditório do SENAC (foto). Já a aula prática será realizada nesta sexta-feira, no Parque Tobogã. O objetivo do curso é fomentar essa modalidade esportiva, capacitando os profissionais para trabalharem com atletas portadoras de deficiência física. A iniciativa representa ainda mais uma ação realizada pela Prefeitura por meio da FUNRESP com o objetivo de garantir a inclusão social dos cidadãos portadores de necessidades especiais. O curso está sendo ministrado pelo professor de Educação Física da Equipe de Rugbi em Cadeiras de Roda da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e membro do GEPAMA (Grupo de Pesquisa em Avaliação Motora Aplicada), Luis Gustavo de Souza Pena. A capacitação faz parte do Programa Gente Eficiente, cujo lançamento pela Prefeitura ocorreu em 2009 e tem como proposta a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos portadores de deficiência através da inserção no mercado de trabalho e na promoção de práticas esportivas. De acordo com a presidente da FUNRESP, Sheila Freire, o primeiro passo é capacitar os professores para que eles possam atuar nas mais diferentes modalidades esportivas voltadas para esse segmento da população. Recentemente, a Prefeitura capacitou profissionais da área de Educação Física para a modalidade Futebol de Cinco (futebol para cidadãos com deficiência visual). - Além da inclusão social, a iniciativa na modalidade de Vôlei Sentado vai permitir a descoberta de novos talentos, ou seja, atletas que poderão representar o município nas paraolimpíadas – ressalta Sheila Freire, acrescentando que durante a capacitação estão sendo transmitidas informações sobre a história do Vôlei Sentado, desde a sua criação até a parte técnica, como regras e tipos de materiais usados.
Palavras chaves: INCLUSÃO POR MEIO DO ESPORTE