Resende

18° Min34º Max

Selo prevenção do site

Notícia

03/05/2012

Fundação Casa da Cultura realiza neste domingo mais um “Música na Praça”

Apresentação começa às 10h30 na Praça Oliveira Botelho

Fundação Casa da Cultura realiza neste domingo mais um “Música na Praça”

Crédito: Márcio Fabian ACOM/PMR

   A Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), promove neste domingo, dia 6 de maio, a terceira edição do projeto Música na Praça. Lançado em março deste ano, o projeto é realizado todo primeiro domingo do mês para levar música de boa qualidade a quem passa pela Praça Oliveira Botelho no período das 10h30 às 13 horas, tendo início logo após a missa da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

   O presidente da FCCMM, André Whately, explicou que a cada edição o Música na Praça apresenta um tema. O primeiro foi o Dia Internacional da Mulher, enquanto que a segunda edição homenageou o centenário de Luiz Gonzaga. Já o próximo domingo será uma homenagem a vários cantores e compositores negros, em uma alusão ao dia 13 de maio, quando se comemora a abolição da escravatura, com a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.

   - Não podíamos deixar de render nossas homenagens àqueles que deram e continuam dando sua contribuição para o enriquecimento da Música Popular Brasileira - explicou André Whately, salientando que as apresentações são feitas por alunos e professores da Escola de Música Maestro Aniceto Senna.

   Nesta edição, os músicos brindarão o público com canções de Pixinguinha, Ismael Silva, Milton Nascimento, Martinho da Vila, Sandra de Sá e Gilberto Gil, entre outros nomes. Para o coordenador pedagógico da Escola de Música, maestro Luiz Antônio Machado de Siqueira (Guina), o Música na Praça é também uma oportunidade para que os alunos da entidade coloquem em prática o que vem aprendendo durante as aulas.

   A Escola de Música foi reaberta em 2010 e em 2011 chegou a registrar o número de 500 alunos inscritos em seus cursos de capacitação musical. A escola oferece aulas dos seguintes instrumentos musicais: violão, cavaquinho, flauta transversa, guitarra, bateria, percussão, violino, saxofone, clarineta, teclado, piano, além de aulas de técnica vocal e musicalização infantil.

   Hoje a escola conta com 350 alunos, divididos nos dois módulos dos cursos: o primeiro é de iniciação e o segundo é destinado somente aos alunos que desejam participar das práticas de conjunto, que são os diversos grupos formados por alunos como bandas, orquestras de violino e violão, e que são responsáveis pelas apresentações da escola nos eventos culturais do Município.

   - Cada módulo dura seis meses. Nossa ideia é que o aluno tenha sua iniciação musical durante esse período, e apenas os melhores, ou seja, aqueles que se destacam e demonstram dedicação, é que ficam para o segundo módulo - explica o maestro Guino, salientando que as vagas para novos alunos são abertas no início de cada módulo, em julho e no final de cada ano.

Palavras chaves: MÚSICA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados