01/10/2012

Fundação Casa da Cultura abre Mostra de Ciência e Tecnologia

Exposição com réplicas das obras de Portinari podem ser visitadas pelo público

Fundação Casa da Cultura abre Mostra de Ciência e Tecnologia

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda abriu nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, às 10 horas, no Espaço Z, a II Mostra de Ciência e Tecnologia de Resende, realizada dentro das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A abertura da mostra contou com a participação do presidente da Fundação, Luís Arnaldo Gastão, da diretora do Museu de Arte Moderna (MAM), Vanda Perantoni, da secretária Municipal de Educação, Rosaly Azevedo, do diretor-presidente da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), Antônio Carlos Esteves, e do diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Jacques Dias, todas entidades parceiras na organização da mostra, que conta ainda com parceria da Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR) e da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Durante todo este mês, até o dia 31 de dezembro, quem passar pelo Espaço Z vai poder conferir todos os trabalhos preparados por escolas e entidades da cidade para a mostra. São exposições de materiais reciclados, apresentação do trabalho de entidades como a ONG SOS Quatro Patas, experiências científicas, palestras, oficinas e apresentações de dança e coral.

Na abertura do evento, uma apresentação de dança com alunos da Escola Municipal Sagrado Coração encantou o público, assim como três canções apresentadas pelo Coral do Confiar (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência), formado por alunos da Escola Municipal Jardim das Acácias e do Colégio Estadual Souza Dantas.

- Há quase dois meses a comissão organizadora do evento, liderada pelo MAM, vem preparando essa mostra, que marca o excelente momento cultural que Resende está vivenciando. Esperamos que as escolas participem, agendando suas turmas para visitas e desfrutem de tudo o que foi preparado - salientou o presidente da Fundação Casa de Cultura.

Para Vanda Perantoni, a mostra será também uma grande oportunidade para o público resendense conferir a exposição "Portinari - Arte e Meio Ambiente", que reúne 28 réplicas de obras do pintor Cândido Portinari, que poderão ser visitadas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

- Temos também trabalhos muito interessantes resultantes de experiências em que os visitantes poderão ver o funcionamento de um foguete em garrafa Pet, montado por alunos do Colégio Olavo Bilac, com o professor Luiz Barbosa de Abreu e que foi selecionado para participar da Olimpíada Nacional de Foguetes, que acontece este mês em Barra do Piraí - pontuou Vanda, destacando ainda a participação do Projeto Juçaí, que até o dia 31 de outubro fará degustação da fruta típica da palmeira Jussara, encontrada na Serrinha do Alambari e que tem propriedades nutricionais semelhantes as do açaí.

No anfiteatro do Espaço Z, todos os dias haverá palestras com temas variados, apresentação de capoeira, oficinas de reciclagem e muitas outras atividades. Vanda lembra que as escolas que agendarem a visita terão à disposição guias capacitados pelo Instituto Portinari. O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3360-4470 ou pelo e-mail do museu: mam.resende@gmail.com.

Palavras chaves: CIÊNCIA