27/09/2012

Fundação Casa da Cultura abre 2ª Mostra de Ciência e Tecnologia de Resende

Exposição de réplicas de obras de Portinari estará à disposição do público

Fundação Casa da Cultura abre 2ª Mostra de Ciência e Tecnologia de Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, por meio do Museu de Arte Moderna (MAM), em parceria com a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Portinari, abre na próxima segunda-feira, dia 1º de outubro, a 2ª Mostra de Ciência e Tecnologia de Resende, que prossegue até o dia 31 de outubro. Segundo a diretora do MAM, Vanda Perantoni, as atividades da mostra são realizadas por uma comissão integrada pelo museu, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pela Secretaria Municipal de Educação, pela Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR) e pela Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).

O evento, que acontece no Espaço Z, está inserido nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e tem como tema "Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza". O objetivo é dar continuidade aos debates em torno do tema, iniciados durante a Conferência do Rio+20, realizada em junho deste ano.

- A Comissão Organizadora conseguiu definir uma programação de qualidade para Resende, com a exposição "Portinari - Arte e Meio Ambiente", palestras com diferenciados temas, exibição de filmes socioambientais e muitas outras coisas que valem a pena - explicou a diretora do MAM, salientando que haverá ainda Ação Educativa para escolas e grupos, que podem ser agendadas pelo telefone (24) 3360-4470 ou pelo e-mail do museu: mam.resende@gmail.com.

A abertura da mostra acontece na segunda-feira, 1º, às 10 horas, com apresentação de dança e corais e a abertura da exposição de Portinari, composta por 28 réplicas digitais, de alta qualidade, de obras de Candido Portinari. São imagens de paisagens, da flora e fauna brasileiras, de colheitas e do homem brasileiro. O trabalho poderá ser conferido no Espaço Z até o dia 31, durante toda a programação da mostra.

Palavras chaves: CULTURA