03/06/2009

Funcionários do Programa Saúde da Família participam de capacitação

Gripe: Prefeitura divulga resultado da vacinação

Funcionários do Programa Saúde da Família participam de capacitação

Crédito: Wagner Alves

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Saúde e Qualidade de Vida realiza neste mês de junho mais dois cursos de capacitação para as equipes do Programa Saúde da Família (PSF). O primeiro ocorreu hoje, dia 03, e teve como tema “Atendimento Humanizado – Acolhimento nas Unidades de Saúde”. Realizada no auditório da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o curso de hoje foi ministrado pelo administrador Silvio Antônio Mota Guerra (foto).

O segundo curso deste mês será realizado nos dias 19 e 26, no posto de saúde do Manejo, a partir de 8 horas. Destinado a médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família, o curso terá como tema “Capacitação em Afecções Ginecológicas’’. A palestrante será a médica Rosana Valéria.

Segundo a coordenadora do PSF no município, Ana Paula Macedo de Moraes Bueno, estes cursos visam qualificar as equipes “para que elas passem a oferecer um atendimento melhor as pessoas”. Ela destacou ainda a importância da iniciativa como “mais uma ação voltada à valorização dos profissionais do setor”. Em maio, foram realizados três cursos de capacitação para servidores que atuam no programa, os quais tiveram como temas “Limpeza, desinfecção e esterilização”, “Programas do SISVAN (Sistema de Vigilância Nutricional)” e “Tratamento da Tuberculose”.

IDOSOS - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida vacinou 11.416 idosos durante a campanha de vacinação contra a gripe, que começou no dia 25 de abril. O número representa 84,94 por cento da meta estabelecida no município.

A diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lucia Albuquerque, ressaltou que, entre as cidades da região com mais de 100 mil habitantes, Resende foi a que conseguiu o maior índice de imunização. Volta Redonda vacinou 73 por cento da sua população idosa. Já em Barra Mansa, o percentual de idosos vacinados chegou a 71,08 por cento. No caso ainda de Resende, os idosos na faixa etária entre 60 e 64 anos compareceram em maior número aos postos. Para Lúcia Albuquerque, “a cada ano que passa as pessoas estão ficando menos resistentes quanto a tomar a vacina”:

- Hoje muitas deixam de vacinar, não por opção, mas por algum problema de saúde, que as impedem de receber a dose – disse Lúcia, lembrando que a campanha deste ano teve como lema “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”.

Palavras chaves: MELHORIA DO ATENDIMENTO