21/08/2018
FÓRUM DE EMPREGABILIDADE DEBATE INCLUSÃO E OPORTUNIDADES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Evento que acontece nesta quarta, 22, no Espaço Z, terá captação de currículos, palestra e informações sobre a admissão de PCD’s
Crédito: Carina Rocha
Os “Avanços e Desafios na Contratação de Colaboradores com Deficiência” serão debatidos na manhã desta quarta-feira, dia 22, em Resende, durante a realização do Fórum Municipal de Empregabilidade, que será realizado das 9h às 12h, no Espaço Z. O evento faz parte da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, aberta na noite desta segunda-feira, dia 20, com uma homenagem às pessoas que contribuíram para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência em Resende. Além daqueles que buscam inserção no mercado de trabalho, empregadores da região também participarão do fórum.
O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e pelo SINE Resende, em parceria com a Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, visa aproximar as pessoas com deficiência e os empregadores da região, além de esclarecer sobre dúvidas que as duas partes têm sobre a admissão de pessoas com deficiências (PCD’s). A expectativa dos organizadores é que representantes de cerca de 20 empresas da região participem do fórum, além de 50 pessoas com algum tipo de deficiência.
De acordo com a programação, as atividades terão início às 9h quando um representante da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo falará sobre a importância da mobilização da sociedade sobre o assunto, além de abordar a relevância que a inclusão das pessoas com deficiência significa para a economia do município. Em seguida, a coordenadora do SINE, Gardênia Suliene, fará uma apresentação sobre o órgão, explicando seu funcionamento e os serviços oferecidos para empregadores e trabalhadores.
A programação prevê ainda a realização de uma palestra, ministrada pelo representante da empresa Nacional, Eduardo Cantarelli, sobre o tema “Inclusão com resultados”. Durante o fórum, empregadores que já contam com PCD’s em seu quadro de colaboradores também falarão sobre suas experiências e resultados alcançados através da inclusão. Encerrando o fórum, o Gerente Regional do Ministério do Trabalho, Luiz Felipe Assumpção, falará sobre a importância da criação de oportunidades voltadas para este público, buscando incentivar a inserção de pessoas com deficiências no mercado de trabalho.
Durante o Fórum, os empregadores da região e o SINE Resende também farão a captação de currículos. Os interessados em se cadastrar devem levar os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, Cartão Cidadão ou nº do PIS (caso a pessoa nunca tenha trabalhado com carteira assinada, ao final do cadastro será gerado um número de PIS).
SINE: resultados e acessibilidade
O SINE Resende, órgão localizado na Rua Gulhot Rodrigues, 257, no bairro Comercial, vem apresentando excelentes resultados na recolocação de trabalhadores no mercado, tendo intermediado a inserção de mais de mil profissionais somente no primeiro semestre deste ano. Ainda segundo o órgão, entre janeiro e fevereiro de 2018, 31 profissionais com deficiência também foram admitidos em empresas da região, com o suporte do SINE. A expectativa agora, com a realização do fórum, é sensibilizar outros empregadores e superar os números de 2017, no qual 84 PCD’s foram admitidos.
Além de fazer a intermediação da mão de obra, o SINE Resende também promoveu a adaptação de suas instalações, garantindo acessibilidade e conforto para as pessoas com deficiência. Entre as melhorias realizadas estão a reforma da rampa de acesso e a adaptação do banheiro. Além disso, o SINE também disponibilizou um caixa exclusivo para atendimento das pessoas com deficiências. O próximo passo agora, de acordo com a coordenadora, será a instalação de piso tátil, o que deverá ocorrer ainda este ano.