Obras e Serviços Públicos

06/06/2012

Fornecimento de energia será interrompido nas imediações da Praça da Concórdia na próxima terça-feira

Ampla fará a remoção de uma linha de alta tensão no local para fixação de vigas do novo terminal de ônibus

Crédito: Jorge Trindade ACOM/PMR

Na próxima terça-feira, dia 12, a concessionária Ampla fará uma interrupção no fornecimento de energia na região do entorno da Praça da Concórdia, no Centro. A medida acontecerá para a execução do serviço de remoção de uma linha de alta tensão que vem impedindo o prosseguimento das obras de instalação do novo terminal de passageiros. O novo abrigo para os passageiros faz parte do projeto de revitalização da praça que vem sendo conduzido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura. Um ofício enviado pela concessionária prevê que a intervenção tenha a duração de quatro horas, indo das 8 ao meio-dia.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Rubens Almada, a necessidade da execução deste serviço por parte da concessionária vem provocando o atraso no prazo na conclusão das obras do terminal. Inicialmente, a instalação do terminal estava prevista para ser concluída  no final de maio. O novo prazo agora é 30 de junho. Segundo Almada, a solicitação do orçamento do serviço foi feito à concessionária em março. Porém, por contrato, a empresa tem 45 dias úteis para executar o serviço.

- A linha de alta tensão passa justamente na altura por onde iremos fixar uma das vigas de sustentação da cobertura do terminal. Sem a remoção, não temos a possibilidade de prosseguir com a obra - explica Almada.

O secretário informou que a concessionária precisou fazer um planejamento para a execução da obra, tendo em vista que a intervenção acontecerá numa região de grande movimento de pessoas e de  estabelecimentos comerciais. Numa reunião entre o prefeito José Rechuan (PP), o secretário de Obras e o representante da Ampla Luís Fernando Cunha ficou definida a data para o serviço. Ficou acertado também que a concessionária estará informando os moradores e o comércio local sobre a  interrupção do fornecimento de energia.

Por parte da Prefeitura, a Secretaria de Obras irá solicitar o auxílio da Guarda Municipal para fazer o controle do trânsito nas imediações da Praça da Concórdia, já que os semáforos não estarão funcionando no período de execução do serviço.

Além do novo terminal a ser instalado, a revitalização da Praça da Concórdia recebeu novo calçamento de concreto (intertravado) em torno do Mercado Popular, piso podotátil para o acesso das pessoas com deficiência, construção de dois banheiros e instalação elétrica para receber os novos postes. No momento está em andamento a colocação do calçamento em frente à agência dos Correios e na frente e lateral do antigo Fórum.

Palavras chaves: OBRAS