05/07/2011

Festival de Teatro: Público é recebido por artistas na porta do Cine Vitória

Encenação de peças prossegue até o próximo domingo

Festival de Teatro: Público é recebido por artistas na porta do Cine Vitória

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Pelo menos 500 pessoas têm acompanhado diariamente as peças teatrais encenadas desde sábado, dia 02 de julho, no Cine Vitória, durante a décima primeira edição do FESTER (Festival de Teatro de Resende), realizado pela Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Até o próximo sábado, dia 09 de julho, mais dez peças serão apresentadas no cinema, que foi adquirido em definitivo no ano passado, pela Prefeitura.

O encerramento do Festival de Teatro 2011 acontece no próximo domingo, dia 10 de julho, no teatro da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), com a encenação da peça A Lição e a Cantora Careca.

A programação relacionada ao XI FESTER começou na terça-feira da semana passada. Entre os dias 28 e 30, artistas consagrados do cenário nacional, como Francisco Cuoco, Du Moscovis, Marcius Melhem e Cacá Mouthé, além do cenógrafo Ronald Teixeira, participaram, também no palco do Cine Vitória, do Encontro com o Teatro Brasileiro, quando conversaram com o público sobre a evolução e a importância da arte teatral.

A abertura dos espetáculos infantis aconteceu na última sexta-feira, dia 01 de julho, no Teatro da AMAN, e reuniu mais de 2500 crianças, a maior parte delas vindas de escolas municipais e estaduais de Resende, Itatiaia, Quatis, Porto Real e Barra Mansa.

O espetáculo O Cavalinho Azul, um clássico do teatro infantil de Maria Clara Machado, sob direção de Cacá Mourthé, encantou os jovens espectadores.

Além desta abertura especial, as crianças puderam acompanhar outras peças infantis, estas encenadas no Cine Vitória, entre as quais Lar Doce Lar (Grupo Teatro de Anônimo do Rio de Janeiro); Antes que o Galo Cante (Grupo Ciclomáticos - Rio de Janeiro); e Esperando Gordo (Grupo Cia Lona de Retalhos – São Paulo).

Com relação à programação de peças adultas no Cine Vitória, na noite desta segunda-feira, dia 04 de julho, a encenação ficou por conta do Grupo Teatral Quatro no Ato (Rio de Janeiro), cujos quatro atores do elenco recepcionaram as centenas de pessoas que compareceram ao local na porta do cinema (foto).

A peça encenada foi Belelê Balaio, uma grande comédia popular inspirada na obra folclórica que dialoga com versos dos contos de Câmara Cascudo. No caso das peças adultas, já foram apresentados, entre outros trabalhos, Kerouac, um monólogo do Grupo Cemitério de Automóveis (São Paulo); e Genet – Os Anjos devem Morrer, do grupo Os Ciclimáticos Cia de Teatro (Rio de Janeiro).

O ator Mário Bertollo, que também participa do festival como escritor da peça À meia-noite um solo de sax na minha cabeça, cuja encenação foi programada a noite desta terça-feira, dia 05 de julho, no Cine Vitória, elogiou a realização do evento em Resende. Ele integrou o elenco da peça Kerouac encenada no sábado.

- Festivais são muito importantes, principalmente em cidades do interior que estão fora do circuito comercial das peças, para que a população tenha acesso a essa forma de arte - destacou o artista.

PROGRAMAÇÃO – A programação do Festival de Teatro desta quarta e quinta-feira, dias 06 e 07 de julho, prossegue no Cine Vitória. Na quarta-feira, dia 06, às 10 horas, será encenada a peça infantil O Vazo Vazio, do Grupo Delivre Delírios (São Paulo); e às 20 horas, a peça adulta Solano e Rios, do Grupo Ateliê Usina (Rio de Janeiro).

Já na quinta-feira, dia 07, a peça infantil, às 10 horas, será Um mundo de baixo do meu chapéu, do Grupo Cia do Abração (Curitiba-PR). Às 20 horas, entra no palco a peça adulta Para Rir e Chorar, com o grupo Cia Liatt (Resende-RJ).

A entrada é gratuita para as peças infantis e os ingressos podem ser retirados no dia da encenação, a partir de 8 horas, na bilheteria do Cine Vitória. Já os ingressos para as peças adultas custam R$ 3,00 (valor simbólico). A venda destes ingressos começa sempre ao meio-dia, no mesmo local.

Palavras chaves: CULTURA