11/05/2012

Festival de Teatro: inscrições começam nesta segunda, dia 14

Grupos e companhias teatrais podem retirar ficha de inscrição no site da Prefeitura

Festival de Teatro: inscrições começam nesta segunda, dia 14

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Começam na próxima segunda-feira, dia 14, as inscrições para o XII FESTER (Festival de Teatro de Resende), que a Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), promove na cidade entre os dias 16 e 25 de agosto, no Cine Vitória. O evento, realizado anualmente, busca estimular e valorizar as artes cênicas, contribuindo para o surgimento de novos talentos no país. O prazo termina dia 15 de junho.

Os grupos e companhias teatrais interessados em participar podem retirar a ficha de inscrição no site da Prefeitura, no endereço www.resende.rj.gov.br. Também no site, estão disponíveis o regulamento geral do e o cronograma do festival. As inscrições, no entanto, não poderão ser feitas online e sim pessoalmente na sede da Fundação, ou pelo Correio, já que os grupos terão que enviar juntamente com a ficha de inscrição, outros materiais como DVD e fotos do espetáculo.

De acordo com os organizadores do evento, serão consideradas as inscrições postadas até a data final, ou seja, 15 de junho, para o seguinte endereço: XII Festival de Teatro de Resende - Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Rua Luiz da Rocha Miranda, nº 117, Centro, Resende-RJ, CEP. 27.511-110.

O presidente da FCCMM, André Whately, destacou que a grande novidade na programação deste ano, será a volta das apresentações de rua, uma atração que não acontecia desde 2008.

- Essas apresentações serão itinerantes, pois queremos levar o evento para os bairros, envolvendo desta maneira toda a população e fazendo com que a cidade respire teatro durante estes dez dias de festival - disse Whately.

A programação oficial será divulgada brevemente, mas o presidente da Fundação já confirmou que um espetáculo convidado fará a abertura do festival, no dia 16, no Teatro da AMAN. Já a mostra, com a apresentação dos grupos selecionados, será feita entre os 20 e 25, no Cine Vitória; e nos dias 17, 18 e 19 de agosto, acontece o pré-festival com mais uma edição do "Encontro com o Teatro Brasileiro", que foi sucesso de público no ano passado. Nestes dias, profissionais renomados das artes subirão ao palco do Cine Vitória para um bate-papo com o público. O pré-festival terá também oficinas de teatro para artistas amadores do município.

Este ano, a mostra não competitiva contará com 18 espetáculos: seis infantis, seis adultos e seis de rua. Eles serão selecionados por um juri composto por profissionais ligados às artes cênicas. Segundo Whately, na escolha dos grupos, o juri avaliará a criatividade e a qualidade técnica e artística dos espetáculos. Para cada grupo teatral que for se apresentar no festival será entregue um prêmio de R$ 5 mil, a título de participação.

- O Festival de Teatro já faz parte da agenda cultural do Estado e vem ganhando mais notoriedade a cada ano, já que cada vez mais recebemos inscrições de grupos de várias partes do país. O público que for ao festival pode ter a certeza de que a edição deste ano terá apresentações de grande qualidade - garantiu Whately.

Palavras chaves: TEATRO