Chefia de Gabinete

23/09/2014

Festival de Teatro de Resende reuniu cerca de 6 mil pessoas em espetáculos gratuitos adultos e infantis

Festival foi realizado no Cine Vitória

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Durante sete dias a magia do teatro tomou conta da cidade com a apresentação de 12 espetáculos pelo XIV Festival de Teatro de Resende (FESTER). Realizado de 13 a 19 de setembro no Cine Vitória, o evento atraiu um público de cerca de 6 mil pessoas, entre o público infantil e adulto, que puderam conferir peças de companhias de cidades como São Paulo, Niterói, Rio de Janeiro e Resende.

Durante a Mostra Infantil, cerca de 1.600 crianças acompanharam os espetáculos, e a Mostra Adulta reuniu aproximadamente 2 mil pessoas. Já o Fester nas Escolas, iniciativa lançada em 2013, chegou a 20 escolas municipais das zonas rural e urbana da cidade com as peças 'Chapeuzinho Vermelho' e 'O Bosque Encantado', atendendo a cerca de 2.400 jovens.

- O Fester nas Escolas é um projeto que mostra a preocupação do governo municipal em dar acesso à cultura a jovens de regiões periféricas de Resende. Este ano estivemos, por exemplo, no distrito de Fumaça, e assim como em todas as escolas a ideia foi muito bem recebida pelo público e pelos professores - ressalta Ângelo Tramezzino, presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, organizadora do Festival.

Outro ponto positivo destacado pelo presidente da Fundação, além dos números do público, foi a receptividade dos moradores de Resende às companhias teatrais da cidade que se apresentaram no Festival.

- Este ano contamos com dois grupos locais e a aceitação do público foi maravilhosa. Isso mostra que acertamos quando, em 2009, passamos a incluir as companhias e os artistas locais no palco principal do Festival - afirma Tramezzino.

O Fester deu ainda à população de Resende a oportunidade do reencontro com o Cine Vitória, fechado no último ano para obras.

- O Cine Vitória é o mais simbólico patrimônio cultural de Resende e realizar nele o Festival de Teatro é sempre motivo de orgulho. Agora vamos nos preparar para o Festival de Música, que também acontecerá lá, em novembro deste ano - diz o presidente da Fundação, lembrando que as inscrições para o Festival de Música vai até o dia 15 de outubro.

Palavras chaves: CULTURA