26/11/2014

Serão mais de 500 participantes com orquestra de cordas e dança, entre outros

Festival de Talentos apresenta trabalhos desenvolvidos nas oficinas da Educação

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Nesta quarta e quinta-feira, dias 26 e 27 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação promove a 21ª edição do Festival de Talentos, uma mostra do trabalho desenvolvido nas oficinas do Projeto Criarte e do Programa Mais Educação em 2014. O evento acontece a partir das 18 horas, no Teatro do Colégio Salesiano, no bairro Jardim Jalisco. São esperados mais de 500 participantes, entre estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, além de pessoas da comunidade que frequentam as oficinas nos polos.

- Durante todo o ano professores e instrutores trabalham atividades artísticas, culturais e de lazer. O objetivo é promover conhecimento nas regiões atendidas pelas iniciativas e revelar novos talentos nas escolas e nos polos comunitários - frisa o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

As apresentações do Projeto Criarte acontecem na quarta-feira, dia 26. Entre elas estão orquestra de cordas, violão, coral e dança, com a participação das Escolas Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Bairro Cabral, Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), Abraão Hermano Ribemboin (Cidade Alegria), e Roberto Silveira (Paraíso).

Também participarão das apresentações do Projeto Criarte estudantes dos CIEPs 489 - Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), 342 - Geraldo da Cunha Rodrigues (São Caetano) e 347 - Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota), além dos polos Casa da Amizade, AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) Comunidade e Caixa das Artes, núcleo do Projeto que funciona no bairro Alto dos Passos, na antiga Caixa D'água.

Já na quinta-feira, dia 27, serão realizadas as apresentações do Programa Mais Educação com Exibição de Vídeo da Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Capoeira da Escola Francisco Quirino (Visconde de Mauá), Dança das Escolas Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), Sagrado Coração (Lavapés), Surubi e Bairro Cabral; Teatro da Escola Dona Mariúcha (Santo Amaro), Samba de Roda com Capoeira da Escola Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria); Vídeo e Poema da Escola Lídia Pires Magalhães (Itapuca), e Percussão da Escola Rio Preto (Pedra Selada).

Durante o Festival de Talentos haverá ainda exposições de desenho, pintura e artesanato. Os trabalhos foram confeccionados por alunos e pessoas da comunidade que participam das oficinas em salões comunitários, clubes, associações de moradores, entre outros. O Festival de Talentos é aberto ao público e tem entrada gratuita.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Criarte atende atualmente cerca de 2.800 alunos em 36 polos. Já o Programa Mais Educação, realizado pelo Governo Federal em parceria com Estados e Municípios, tem a finalidade de promover Educação Integral. Ele foi implementado na rede municipal de Resende em 2010, e hoje atua em 21 escolas abrangendo 2.700 alunos.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO