10/05/2012

Festa do Pinhão terá esquema especial de segurança e sinalização do trânsito

Evento começa nesta sexta-feira, com apresentação de banda e coral de Mauá

Festa do Pinhão terá esquema especial de segurança e sinalização do trânsito

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) participa nesta sexta-feira, dia 11, às 19 horas, da solenidade de abertura da vigésima edição da Festa do Pinhão, em Visconde de Mauá. Um dos principais eventos do calendário turístico da Região das Agulhas Negras, a festa é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, com o apoio das entidades AMOVIM (Associação de Moradores e Amigos de Visconde de Mauá), Centro Cultural de Visconde de Mauá, Associação Comercial de Visconde de Mauá e Mauatur (Associação Turística de Visconde de Mauá).

Visando garantir que os visitantes aproveitem a festa com tranquilidade, o prefeito recebeu nesta quinta-feira, 10, para um café da manhã em seu gabinete, a visita do comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (37º BPM) tenente-coronel Rogério Figueiredo de Lacerda, para tratar, em outros assuntos, do esquema de segurança da festa. De acordo com o tenente-coronel, o evento contará com a presença de um regimento da Cavalaria Montada da PM e com policiamento motorizado, além de agentes circulando a pé em todo o entorno da festa. Ao todo, serão 35 policiais que a partir das 18 horas já estarão a postos para garantir a segurança do público.

O comandante frisou este será mais um trabalho conjunto entre a Prefeitura e o 37º BPM em benefício da população. Ele destacou que esta parceria tem sido importante em várias frentes como, por exemplo, o controle do trânsito e o monitoramento de pontos estratégicos da cidade por meio das câmeras de segurança instaladas pela Prefeitura. A medida, segundo ele, tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade e tem ajudado a corporação no trabalho de combate ao tráfico. Como prova, ele revelou que o número de roubo a transeuntes registrou uma redução de 79%, após a adoção dessa medida.

- Esta cooperação mútua e a integração com troca de informações entre as instituições tem sido fundamental para prestarmos um bom serviço, oferecendo mais segurança à população - disse Figueiredo.

Rechuan ressaltou que sempre entendeu que o Município poderia ter uma ação mais efetiva na segurança pública, dentro de suas limitações legais. Esta contribuição vem sendo feita com a capacitação do efetivo da Guarda Municipal e a instalação das câmeras, num trabalho conjunto com as forças de segurança.

- Não são raras as vezes em que procuro o governador Sérgio Cabral para solicitar mais infraestrutura para o Batalhão da PM. Felizmente, sempre que pode, ele tem atendido às nossas solicitações e enviado mais viaturas e policiais. Esta união das instituições é o melhor caminho para que o Poder Público possa atender aos anseios da população.

Palavras chaves: SEGURANÇA