Desenvolvimento Rural

Evento será realizado nos dias 06, 07 e 08 de maio

Festa do Pinhão começa com exposição no Centro Cultural de Mauá

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, com o apoio de entidades turísticas, culturais, comerciais e de moradores do distrito de Visconde de Mauá, realiza entre os dias 06 e 08 de maio, a décima nona edição da tradicional Festa do Pinhão. O primeiro evento da programação aconteceu na noite desta terça-feira, dia 26, às 19 horas, com a abertura da sexta edição do Salão do Pinhão (foto). O Salão do Pinhão acontece no Centro Cultural de Visconde de Mauá, na Aldeia dos Imigrantes, e apresenta uma exposição temática sobre o Pinhão, com mostra de pinturas, desenhos e esculturas. As melhores peças vão ser escolhidas por júri popular. De acordo com o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately, a Prefeitura está apoiando totalmente o Salão, através de investimentos na divulgação, infraestrutura, coquetel de lançamento e premiação aos vencedores. - Convido a todos para acompanhar este trabalho, e valorizar os artistas que estarão expondo suas peças, todas respeitando o valor cultural do Pinhão para a nossa região – diz André Whately, destacando que o trabalho vem sendo coordenado pela criadora e responsável pelo Centro Cultural de Visconde de Mauá, Márcia Patrocinio. A abertura do Salão teve a apresentação de som de viola cabocla, com o músico Moisés da Mata; e na biblioteca do Centro, ocorreu uma exposição de fotografias de araucárias. O Salão do Pinhão ficará aberto aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas, de 27 de abril a 05 de junho, funcionando também durante a semana para as visitas guiadas escolares, previamente agendadas, pelo telefone (24) 3387-2137. FESTA DO PINHÃO - A 19ª Festa do Pinhão é uma realização da Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, com o apoio da AMOVIM (Associação de Moradores e Amigos de Visconde de Mauá), Centro Cultural de Visconde de Mauá, Associação Comercial de Visconde de Mauá e Mauatur (Associação Turística de Visconde de Mauá). Segundo André Whately, a Prefeitura vem oferecendo toda a estrutura para o evento, através da cessão de palco, barracas, tendas, banheiros químicos, sonorização e sistema de iluminação, entre outros serviços, além da programação artística. - Nosso objetivo é seguir valorizando o Pinhão, um produto típico de Visconde de Mauá, que tem um valor cultural muito importante para nosso município - destaca Whately. A programação da festa começa na sexta-feira, dia 06 de maio, a partir das 16 horas, com a apresentação teatral da peça O Rapto das Cebolinhas. Em seguida, às 17 horas, acontece a abertura oficial do evento, com a participação da banda de Visconde de Mauá. Às 21 horas, será realizado um show com Tiago Zaidan e Thais Motta. O show com o cantor Lô Borges encerra a programação do primeiro dia, a partir de 23 horas. No sábado, 07 de maio, a partir das 09 horas, acontecem Cavalgada, Provas Equestres, Concurso de Marcha e Momento Caipira. Neste dia, a programação prevê também shows com a cantora Barbara Zinger (21 horas) e a dupla sertaneja Fábio Satim e Luciana (23 horas). Já a programação de domingo (08 de maio) é a seguinte: missa (10 horas); almoço pelo Dia das Mães (13 horas); procissão do Cruzeiro (21 horas); show com Gota Serena (21 horas) e show com Jô & Samuel (23 horas). A 19ª Festa do Pinhão vai contar ainda com torneiro leiteiro e comidas típicas, além do Salão do Pinhão, no Centro Cultural Visconde de Mauá. Os três dias de evento serão animados pelo DJ Uirá.
Palavras chaves: CULTURA E TURISMO