Obras e Serviços Públicos

01/11/2012

Feriado de Finados será de grande movimento no Cemitério dos Passos

Capela do Cemitério vai abrigar exposição Finados Cultural, com video sobre a história dos sepultamentos em Resende

Feriado de Finados será de grande movimento no Cemitério dos Passos

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

O Cemitério Municipal dos Passos, localizado no Alto dos Passos, e suas ruas próximas já estão preparadas para receber as quase 20 mil pessoas que deverão prestar suas homenagens aos parentes falecidos, durante o Dia de Finados, na próxima sexta-feira, 02 de novembro. Para melhor receber os visitantes, a Prefeitura reforçou esta semana os serviços de limpeza, capina e retirada de entulho, além de trabalhos de pintura.

O cemitério estará aberto no feriado, das 06 às 18 horas, e as pessoas que forem ao local poderão utilizar os três portões com entrada pelo bairro Alto dos Passos, sendo um portão principal e duas passagens abertas provisoriamente neste dia. O portão localizado nos fundos do cemitério, para quem vem da Vila Central, também estará aberto ao público.

Além do serviço realizado dentro Cemitério Municipal, ruas próximas, no Alto dos Passos, também receberão serviços de capina, roçada, retirada de entulho e pintura de meio-fio. Paralelo a esse trabalho de limpeza, a Superintendência de Transporte e Trânsito do Município realizou a pintura de faixas de sinalização e quebra-molas das vias de acesso ao cemitério. Esse trabalho teve como objetivo organizar o tráfego de veículos no bairro, que já é considerado intenso devido à proximidade do Dia de Finados.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Francisco Jances de Alcântara, na sexta-feira, o trânsito na rua em frente ao cemitério estará em mão única, e contará com um efetivo de 10 guardas municipais para a orientação do tráfego de veículos.

Já as missas acontecerão às 7 horas, no Cemitério Alto dos Passos, e às 10 e 16 horas, na Igreja Senhor dos Passos (Alto dos Passos); também às 10 horas, será celebrada uma Missa no Cemitério de Bulhões. A igreja evangélica Peniel realizará cultos nas proximidades da capela localizada dentro do cemitério, às 10 e às 15 horas.

HISTÓRIA E EXPOSIÇÃO - Fundado em 1832, o Cemitério Senhor dos Passos tem atualmente cerca de oito mil sepulturas. Nesta sexta-feira, dia 02 de novembro, das 08 às 18 horas, na Capela do Cemitério, será realizada novamente uma exposição sobre a história dos sepultamentos em Resende.

O trabalho reúne uma exposição em vídeo, com imagens alusivas à história dos sepultamentos na cidade. A exposição denominada Finados Cultural, realizada pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, está sendo coordenada pelo historiador e diretor do Arquivo Histórico da Prefeitura, Claudionor Rosa.

- A exposição é uma oportunidade para que as pessoas conheçam um pouco da história do Cemitério Municipal. Na organização dessa exposição, contamos sempre com o apoio dos funcionários do local, principalmente no levantamento de informações, pois os servidores conhecem bem a história das sepulturas - destaca Claudionor, explicando que antes da inauguração do cemitério, os sepultamentos eram feitos dentro da Igreja Matriz ou em seu entorno.

Palavras chaves: FERIADO