12/04/2011

Parque de Exposições sediará também Feira Rio Genética no fim de semana

Feira Sertaneja terá quase 120 barracas e três restaurantes

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Neste domingo, dia 17, o Parque de Exposições, recebe, a partir das 10 horas, a segunda edição do ano da Feira Sertaneja, que irá oferecer ao público mais um dia de lazer e bons negócios. Criada em março do ano passado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, o evento vem se consolidando cada vez mais como um dos grandes acontecimentos do gênero na região. Com uma média de público crescente – na edição do mês passado, por exemplo, o evento atraiu cerca de quatro mil pessoas – a Feira Sertaneja contará neste domingo com 119 barracas nas áreas de artesanato (90 barracas), alimentação típica da roça (17) e produtores rurais (12), além de três restaurantes. A programação prevê ainda atrações como brinquedos infláveis para crianças, víspora sertaneja, apresentação de Grupo Folclórico Sertanejo, Campeonato de Carrinhos de Controle Remoto, e os já tradicionais shows de forró, a partir das 15 horas, animados pelos artistas Chiquito Cales, Custodinho e Sanfoneiro Patrocínio. Na Feira Sertaneja, o público ainda pode adquirir mercadorias de produtores da Região das Agulhas Negras (Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis) nas barracas de artesanato, como peças de bijuterias, caixas de madeiras e pinturas. Já no setor de alimentação, entre os produtores oferecidos, estarão embutidos (lingüiça), queijos, mel, hortaliças, compotas, legumes, frutas e mudas de plantas. Realizado no terceiro domingo de cada mês, o evento tornou realidade uma alternativa de comercialização para os produtores rurais, tendo representando ainda uma nova opção de lazer à população. A Feira Sertaneja – que também faz parte da proposta da administração do prefeito José Rechuan (DEM) em promover eventos permanentes no Parque de Exposições durante o ano - conta com toda estrutura de serviços, incluindo ambulância de prontidão no local e segurança. Durante o evento, os produtores poderão tirar dúvidas com os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. FEIRA RIO GENÉTICA – No sábado, dia 16, a partir das 08 horas, também no Parque de Exposições, acontece a décima segunda edição da Feira de Animais Rio Genética, realizada pela ACERJ (Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro) e o Governo do Estado, através da pasta de Agricultura, com apoio da Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e do escritório local da EMATER-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). O evento reunirá cerca de mil produtores, que poderão dar lances para a compra de animais e sêmen de touros provados de raças leiteiras. A previsão é que aproximadamente 250 vacas, novilhas girolando e reprodutores estejam à disposição dos compradores. Segundo os organizadores, produtores, principalmente, dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, estarão presentes, oferecendo seus animais. A abertura da feira vai acontecer a partir das 8 horas, quando os interessados poderão conhecer os animais expostos, para que selecionem e façam lances para sua compra. A partir das 15 horas, serão abertos os lances, e quem apresentar o maior valor, leva o animal.
Palavras chaves: ATRAÇÕES