Desenvolvimento Rural

13/04/2012

Feira Sertaneja terá 80 barracas de produtos rurais, artesanato e alimentação

Estrutura começou a ser montada nesta sexta-feira

Feira Sertaneja terá 80 barracas de produtos rurais, artesanato e alimentação

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

A expectativa da Prefeitura é que mais de três mil pessoas compareçam à Feira Sertaneja (foto), que acontece neste domingo, dia 15 abril, de 9 às 18 horas, no Parque de Exposições. Lançado em março de 2010, o evento é realizado todo terceiro domingo do mês, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. A entrada é franca e os motoristas também não pagam nada para parar seus veículos no estacionamento.

A estrutura da festa é disponibilizada pela Prefeitura e inclui barracas, mesas, som externo e sistema de sonorização, equipes de limpeza e manutenção, segurança e ambulância, além do apoio da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas. A preparação para a edição da Feira Sertaneja deste domingo começou nesta sexta-feira, dia 13, pelos profissionais da Secretaria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura.

No domingo, o público contará com uma estrutura composta de 15 barracas, onde os produtores rurais vão comercializar laticínios, embutidos, frutas, legumes, verduras, doce, compotas e mel. Em outro ambiente, o público encontrará em 50 barracas de artesanato  os trabalhos manuais, confeccionados até mesmo com materiais recicláveis.

Na praça de alimentação, haverá 15 barracas e restaurantes, que venderão comidas típicas durante todo o dia.  Para a diversão das crianças será oferecido gratuitamente um espaço com brinquedos infláveis.  Já na parte cultural, a Prefeitura vai promover uma apresentação com grupo folclórico e a atração musical ficará por conta do Robertinho do Acordeon, que vai animar o público das 16 às 18 horas.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, engenheiro Miguel Dias, a estimativa de público tem com base a última edição da feira, que contou com a presença de moradores de Resende, Quatis, Porto Real e Itatiaia. Na edição realizada em março, a comercialização de produtos expostos alcançou cem por cento do estoque.

- O evento se tornou tradicional por oferecer um ambiente familiar e uma estrutura para atender as necessidades do público.  Quem ganha são os produtores e artesãos, que além das vendas têm a oportunidade de fazer contatos e divulgar suas mercadorias - afirma Miguel Dias, acrescentando que a programação prevê ainda uma exposição de aves em geral.

Durante o evento, técnicos da Prefeitura vão mais uma vez orientar os produtores rurais da região quanto à realização dos cursos de qualificação promovidos pela administração municipal a favor do segmento agropecuário e das campanhas de vacinação voltadas à saúde do rebanho, entre elas as imunizações contra brucelose e febre aftosa.

Palavras chaves: INCREMENTO DAS VENDAS