14/04/2010

Feira Sertaneja receberá caravanas de outros municípios

Prova de hispismo rural: uma das atrações deste domingo

Feira Sertaneja receberá caravanas de outros municípios

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, a Feira Sertaneja (foto) acontece pela segunda vez neste domingo, dia 18 de abril, de 9 às 18 horas, no Parque de Exposições. Lançado no mês passado, numa cerimônia que contou com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM) e do vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT), além do secretário de Agricultura e Pecuária da Prefeitura, José Antônio de Carvalho Pinto, o evento tem como objetivo criar mais uma alternativa de comercialização das mercadorias produzidas pelos produtores rurais de Resende, além de oferecer à população a oportunidade de adquirir a produção rural do próprio município. A Feira Sertaneja, que acontece todo terceiro domingo do mês, é realizada com o apoio do Grupo Folclórico Sertanejo, do Sindicato Rural de Resende, da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), do Governo Federal e do Governo do Estado. Além da área de comercialização dos produtos rurais, a programação prevê várias atrações musicais e recreativas típicas do homem do campo, assegurando dessa maneira outra opção de entretenimento e diversão para os moradores de Resende. A programação da edição deste domingo prevê, entre outras atrações, uma prova de hipismo rural (três tambores e seis balizas), exposições de animais, forró, barraquinhas com comidas típicas, feira de pequenos animais (como aves e caprinos), artesanato, plantas e flores ornamentais, apresentação musical e de capoeira com grupos do CRIARTE (projeto de iniciação cultural realizado pela Secretaria Municipal de Educação). Para domingo, são esperadas caravanas de várias cidades da região, entre elas Barra Mansa, Itatiaia e Quatis. Ao destacar novamente a importância da Feira Sertaneja para o incremento do segmento rural na economia do Município, o prefeito José Rechuan (DEM) ressaltou que, desde janeiro do ano passado, a Prefeitura já colocou em prática várias ações voltadas à valorização do homem do campo. Entre estas ações, Rechuan frisou a chegada das máquinas e caminhões da Patrulha Mecanizada; o trabalho permanente de conservação e recuperação das estradas rurais feito pela Prefeitura; a realização de cursos de capacitação para produtores; e as campanhas de vacinação do rebanho. As máquinas e caminhões da Patrulha Mecanizada foram entregues ao prefeito pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), durante a cerimônia de inauguração do Restaurante do Cidadão em Resende, realizada no dia 26 de março.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO RURAL