26/04/2012

Feira de Profissões acontece no Parque das Águas

Evento auxilia adolescentes na escolha do curso superior

Feira de Profissões acontece no Parque das Águas

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

Auxiliar adolescentes na escolha do curso superior que querem fazer após a conclusão do Ensino Médio. Este é um dos principais objetivos da Feira de Profissões, promovida pela Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência de Relações Comunitárias, cuja segunda edição acontece nesta sexta-feira, dia 27 de abril, das 14 às 20 horas, no Parque das Águas.

- A primeira feira, no ano passado, foi realizada por uma reivindicação dos próprios jovens do Município, que sentiam dificuldades em definir a carreira profissional que gostariam de seguir. O evento foi idealizado para que eles possam conhecer o mercado de trabalho regional, os cursos que são oferecidos pelas instituições de ensino superior e aí sim tenham condições decidir seu futuro - explica a superintendente de Relações Comunitária da Prefeitura, Fabíola Silva Lima.

Para auxiliar os jovens na escolha da carreira profissional, a feira irá promover a divulgação de serviços de formação e capacitação, reunindo diversas entidades em um só espaço. O evento contará também com a participação de jovens dos municípios de Itatiaia e Porto Real, que terão ônibus saindo das suas cidades. O transporte destinado aos estudantes destes municípios vai ser oferecido pelas respectivas prefeituras. A feira tem entrada gratuita e é aberta a qualquer pessoa que queira se informar sobre profissões e mercado de trabalho.

Segundo Fabíola, a Feira de Profissões deste ano terá a participação das seguintes instituições: SINE (Sistema Nacional de Emprego), CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e Grupo Seres (Consultoria de Recursos Humanos), as quais falarão sobre as oportunidades de emprego disponíveis na região Sul Fluminense e de que maneira os jovens podem se candidatar a uma dessas vagas. Participarão também o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e SESI (Serviço Social da Indústria). Estas três entidades apresentarão os cursos que disponibilizam para capacitação de mão de obra em diversos setores. Na foto, um dos cursos do SENAI.

Algumas instituições de ensino também estarão presentes. O UNIFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) vai oferecer ao público orientação vocacional. Já AEDB (Associação Educacional Dom Bosco) abordará a palestra "Mercado de Trabalho na Região".

O evento contará ainda com a participação de órgãos da administração Municipal. O turismo regional será destacado pela Secretaria Municipal de Turismo e Comércio. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Educação apresentará informações sobre o Projovem Urbano, que é desenvolvido por meio de uma parceria com o Governo Federal e oferece cursos de capacitação profissional para jovens na faixa etária entre 18 e 29 anos.

Já a UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) irá fazer uma campanha pelo voto facultativo para os jovens acima de 16 anos. A Superintendência de Relações Comunitárias da Prefeitura informou também que haverá um palco voltado à realização de apresentais culturais, a cargo da banda gospel Alto da Pedra, da banda de rock Ícaro e os Caídos e ainda do grupo de dança do Projovem Adolescente.

Palavras chaves: FORMAÇÃO SUPERIOR