Desenvolvimento Rural

08/08/2012

Feira de Animais Rio Genética gera mais R$ 700 mil em volume de negócios em Resende

Feira atraiu 20 produtores de oito cidades do sul do estado

Crédito: Divulgação - Secretaria Estadual de Agricultura

Segundo balanço divulgado nesta semana pela Secretaria Estadual de Agricultura, a Feira de Animais Rio Genética, realizada em Resende no último dia 21 de julho, movimentou R$ 746.500 em negócios. Das 250 vacas e novilhas Girolando, reprodutores e sêmen de touros de raças leiteiras ofertados, 149 foram arrematados no leilão.

Realizada pela terceira vez no município de Resende, no Parque de Exposições, a 18º edição da Feira de Animais teve apoio da Prefeitura e foi promovida através do Programa Rio Genético, da Secretaria Estadual de Agricultura, em parceria com a Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro - ACERJ.

Segundo o médico veterinário João Ricardo Neves, diretor de Pecuária da Secretaria Municipal de Agricultura de Resende, a feira atraiu 20 produtores de leite de oito cidades do sul do estado. Deste total, nove são de Resende. O leilão proporcionou a esses produtores a oportunidade de melhoramento do rebanho com financiamento do programa.

O veterinário explicou que os produtores puderam comprar os animais financiados com linha de crédito do programa, com juros de 2% ao ano e prazo de cinco anos para pagamento, incluindo um ano de carência. Cada comprador pôde adquirir, no máximo, 12 animais, respeitando o teto do valor de financiamento do programa, que é de R$ 50 mil por produtor.

- A Feira democratiza o acesso de pequenos produtores a animais de qualidade pela facilidade de crédito. É uma oportunidade dele adquirir animais com excelentes características genéticas para melhoria do rebanho. Todos os animais são certificados pela associação. A compra desses animais traz como benefício o aumento da produção leiteira, além da melhoria genética dos animais descendentes no rebanho - disse, acrescentando que o motivo da cidade de Resende ter sido a única cidade do estado escolhida para sediar a feira por três vezes, é devido à estrutura do Parque de Exposições, associada ao apoio oferecido pela Prefeitura.

Palavras chaves: PECUÁRIA