30/06/2010

Fanfarra do Colégio Getúlio Vargas vence concurso no Estado de São Paulo

Estudantes da unidade se preparam para nova competição na cidade de Campos

Fanfarra do Colégio Getúlio Vargas vence concurso no Estado de São Paulo

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

A REFAMA (Fanfarra Municipal Getúlio Vargas), formada por 120 alunos do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), venceu o III Concurso de Bandas e Fanfarras ocorrido recentemente na cidade paulista de Ferraz Vasconcelos. A fanfarra de Resende disputou na categoria Simples Senior.  A linha de frente e a baliza da fanfarra (Tainá) também foram premiadas no concurso.

A secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, reconheceu publicamente a importância do título conquistado pela Fanfarra do Colégio Getúlio Vargas neste concurso, “frisando que a boa apresentação dos estudantes de Resende no evento elevou ainda mais o nome da cidade no cenário cultural do eixo Rio-São Paulo”. No segundo semestre, a mesma fanfarra vai participar do concurso estadual de bandas e fanfarras, que acontecerá na cidade de Campos.

Criada há 15 anos, a fanfarra do Getúlio Vargas – maior colégio da rede municipal de ensino – conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Ao longo dos anos, ela tem sido uma presença constante na vida cultural do Município, já tendo conquistado diversos títulos de campeã.

No entendimento do prefeito José Rechuan (DEM), o incentivo à formação de fanfarras e bandas marciais “deve ser sempre uma prioridade do Poder Público”.

- É preciso ampliar cada vez mais as alternativas de inclusão social para os nossos jovens e adolescentes, oferecendo-lhes com isso perspectivas de futuro a este segmento importante da nossa sociedade. Desde o ano passado, já implantamos diversas ações neste sentido, entre elas o Projeto Segundo Turno, que oferece atividades culturais, esportivas e sociais para milhares de alunos das escolas públicas. Vejo as fanfarras como uma medida que pode contribuir de forma significativa na formação dos nossos jovens. Parabenizo, portanto, a fanfarra do Colégio Getúlio Vargas por mais esta conquista brilhante – disse Rechuan.

Palavras chaves: CULTURA