Assistência Social e Direitos Humanos
04/11/2014
Famílias devem procurar Cras para se inscrever e atualizar dados no Cadastro Único
Devem se cadastrar famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou com renda familiar de até três salários mínimos
Crédito: Divulgação/ACOM
O cadastramento e a atualização de dados no Cadastro Único da Assistência Social passou a ser descentralizado em Resende, a partir deste mês. Com isso, os moradores devem procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima de casa. Antes, o serviço era prestado apenas na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
Devem se cadastrar famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou com renda familiar de até três salários mínimos. Com a inclusão no Cadastro Único, as famílias estão aptas a ter acesso a programas sociais, como Bolsa Família, Isenção de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, INSS para Donas de Casa, Carteira do Idoso, Tarifa Social de Energia Elétrica, ProJovem Adolescente, programas habitacionais, Pronatec e Telefonia Popular.
Para a atualização ou cadastro é necessária a apresentação dos documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho/PIS-PASEP; CPF; Título de Eleitor; Conta de Luz, água e telefone; Carnê de Prestação de Moradia (quando houver); Contra Cheque; Processo de Guarda (nos casos de filhos que não se encontram sob a responsabilidade da mãe); e histórico do INSS (nos casos de benefícios federais, como pensões e aposentadoria). Para menores de 18 anos, é necessária a Certidão de Nascimento e Declaração da Escola em que estuda.
Confira os endereços dos CRAS:
Lavapés – Rua Celestino de Paula, 29 – Telefone: 3360-9887
Itapuca – R. Willy Faustic, 64, bairro Elite – Telefone: 3381-6174
Toyota – Av. Projetada, s/n – Telefone: 3360-5098
Paraíso – R. Abílio Godoy, 127 – Telefone: 3381-2074
Jardim Esperança – R. Frei Tito, 27 – Telefone: 3354-4676
Palavras chaves: Cadastro