12/11/2010
Famílias de baixa renda do Município vão ao Theatro Municipal
Moradores selecionados fazem parte de programas sociais da Prefeitura
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
A Prefeitura de Resende irá proporcionar uma experiência inédita para 133 cidadãos que participam dos programas sociais coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Neste domingo, dia 14, eles vão conhecer o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, aonde assistirão ao concerto Cantata Carmina Burana, de Carl Orff, apresentado pela Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal.
O passeio ao Rio será por meio de um ônibus fretado especialmente pela Prefeitura e incluirá uma visita à orla carioca. Foram selecionadas 90 pessoas inscritas nas oficinas de Inclusão Produtiva (geração de renda) desenvolvida pelo CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social), além de 43 adolescentes e jovens do Programa ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), que é realizado em Resende através de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal. Todos estarão acompanhados por profissionais que atuam em cada um destes programas.
A secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona (foto), explica que a oportunidade de assistir o espetáculo se concretizou após um contato feito pela coordenadora das oficinas de Inclusão Produtiva, Rosa Maria Luna, com a direção do Theatro Municipal.
- Foi informado à direção do Theatro todo o trabalho desenvolvido nos programas sociais de Resende para famílias de baixa renda, incluindo os jovens. A direção desta importante instituição cultural do Rio de Janeiro reconheceu as ações realizadas em nosso município, tornando esta visita uma realidade - conta a secretaria.
Marly lembra que esta não é a primeira viagem dos dois grupos a lugares conhecidos do eixo Rio-São Paulo. Os cadastrados no Programa de Inclusão Produtiva, por exemplo, já visitaram feiras no Rio e em São Paulo. Os jovens e os adolescentes do ProJovem conheceram, no ano passado, o MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói). Com a visita ao Theatro Municipal, eles assistirão pela primeira vez ao um concerto. Também percorrerão as dependências do teatro para conhecer a arquitetura do local.
A secretária de Assistência Social da Prefeitura de Resende revela ainda que a administração do prefeito José Rechuan (DEM) tem se preocupado em “proporcionar atividades que vão além dos ensinamentos oferecidos dentro das oficinas”. Segundo Marly Ceccoline, “a formação cidadã tem sido uma das prioridades no funcionamento dos programas sociais do Município”.
- Ensinamos estas pessoas a andarem com as próprias pernas em busca das condições necessárias para a sua própria sobrevivência. Mas também procuramos proporcionar às famílias atendidas os meios necessários à vida em sociedade. Trabalhamos para elevar a auto-estima deste segmento importante da população, fazendo com que todos acreditem no direito que têm à informação e à cultura - conclui a secretária.
Palavras chaves: EXPERIÊNCIA INÉDITA