04/04/2016
Famílias com Bolsa Família devem procurar unidades de saúde
Pesagem e vacinas em dia são condições para recebimento do benefício
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
As 2.120 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em Resende têm até o dia 6 de maio para procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência e realizar o “Acompanhamento da condicionalidade de saúde”, que é um dos critérios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para o pagamento do benefício.
De acordo com a gestora do programa no município, Viviane Rodrigues Pires, o acompanhamento de saúde é realizado a cada seis meses, quando as mulheres com idade entre 14 e 49 anos e crianças de zero a sete aos devem ser pesadas nas unidades de saúde. Os agentes de saúde ainda devem verificar o cartão de vacinas das crianças e o crescimento. As unidades de saúde funcionam das 8 às 17 horas.
- Todas as mulheres e crianças das famílias que recebem o Bolsa Família devem passar por esse procedimento. Quem não atende ao chamado do programa corre o risco de receber advertência, e até mesmo ter o benefício bloqueado ou suspenso por um prazo de 30 a 60 dias – explica a gestora.
O objetivo do Governo Federal ao estabelecer condicionalidades é fazer com que as famílias assumam um compromisso com a educação e a saúde. Na área da educação, os responsáveis devem manter matriculadas na rede pública de ensino crianças e adolescentes de seis a 17 anos; comprovar uma
frequência escolar de pelo menos 85% das aulas para crianças e adolescentes de seis a 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos, todo mês. Na área da saúde, além do acompanhamento semestral de mulheres e crianças, as gestantes das famílias beneficiárias devem fazer o acompanhamento pré-natal.
De acordo com o site do Ministério do Desenvolvimento Social - http://mds.gov.br/ - um dos objetivos dessa ação é “Contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças e para que os estudantes de famílias do Bolsa Família concluam a educação básica, tendo melhores condições de vencer o ciclo de pobreza”.
Palavras chaves: PROGRAMAS SOCIAIS