Assistência Social e Direitos Humanos

15/03/2012

Famílias atendidas em centros de Assistência Social entram na luta contra a dengue

Crianças recolhem objetos que podem acumular água parada

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Em Resende, as ações de prevenção contra a dengue ganharam o reforço de famílias atendidas pelos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Durante este mês, diversas atividades educativas visando diminuir os riscos da doença na cidade estão sendo realizadas junto às famílias acompanhadas nas unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que se localizam nos bairros Itapuca, Toyota, Lavapés e Jardim Esperança. Cerca de 4.900 famílias são atendidas pelo CRAS na cidade. Na foto, um dos mutirões de limpeza contra a dengue realizado neste mês pela Prefeitura.

Segundo a titular da pasta, Marly Ceccoline Cortona, as ações foram definidas a partir de uma reunião com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde encarregadas do trabalho de combate à dengue. O engajamento da pasta de Assistência Social faz parte do trabalho integrado entre as secretarias municipais no sentido de evitar a proliferação de focos do mosquito transmissor. Este trabalho conjunto acontece por meio do Comitê Municipal de Combate à Dengue, cujo presidente é o secretário de Governo da Prefeitura, José Antônio de Carvalho Pinto.

- A partir desta solicitação, fizemos uma reunião com os coordenadores dos programas sociais e elaboramos um plano de ação na área da Assistência Social - explica a secretária, lembrando que entre os programas mobilizados estão o Grupo de Convivência Familiar e Comunitária, o Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) e as Oficinas de Inclusão Produtiva.

Na primeira etapa da programação estão sendo realizadas palestras educativas para as famílias cadastradas. Elas são ministradas por uma enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, que apresenta informações sobre a forma do mosquito, os lugares mais comuns onde eles depositam suas larvas, e as medidas de prevenção, entre outros temas.

A primeira palestra ocorreu segunda-feira, dia 12, no CRAS Itapuca. Já ontem, dia 14, esta campanha educativa chegou às famílias atendidas pelo CRAS do bairro Toyota. E nos próximos dias 19 (segunda-feira) e 21 (quarta-feira), as palestras vão ser realizadas nas unidades do CRAS do Lavapés e do Jardim Esperança, respectivamente. As palestras acontecem sempre no horário de 14 às 17 horas.

- Ao final de cada encontro, as pessoas presentes às palestras recebem embalagens contendo areia e que foram preparadas pelas famílias atendidas nas Oficinas de Inclusão Produtiva. O objetivo desta iniciativa é incentivar as famílias sobre o uso deste material nos pratos dos vasos de plantas em substituição à água para que os recipientes não se tornem ambientes favoráveis à formação de focos da dengue - explica a secretária.

Outra atividade contra a dengue organizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos é a distribuição de materiais informativos nos bairros em que as unidades do CRAS estão localizadas. Esta etapa contará com o apoio dos 80 adolescentes do Projovem. A distribuição acontecerá nos dias 26 (Itapuca), 27 (Toyota), 28 (Lavapés) e 29 (Jardim Esperança), a partir de 14 horas.

Paralelo à realização destas ações, as crianças atendidas no projeto Brinquedoteca - outra ação de inclusão social desenvolvida pela Prefeitura - estão recolhendo nos bairros onde moram todos os objetos que possam acumular água parada, entre eles garrafas, latas, pneus e outros recipientes. Por meio desta iniciativa, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos espera ampliar ainda mais as ações desenvolvidas pela Prefeitura com o objetivo de conscientizar cada vez mais as crianças e adolescentes sobre os cuidados contra a doença.

Palavras chaves: AÇÕES PREVENTIVAS