26/08/2010
Fachada da Casa da Cultura começa a ser recuperada
Prédio histórico já foi sede da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da Cadeia Pública
Crédito: Divulgação - ACOM/PMR
A Prefeitura iniciou esta semana as obras de recuperação da fachada da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, cujo prédio se localiza no Centro Histórico de Resende.
Os serviços vão ser realizados em um mês e, durante este período, o acesso ao prédio deverá ser feito através da porta de entrada do MIS (Museu da Imagem e do Som).
De acordo com o presidente da Fundação, André Whately, “estas obras de recuperação vão restaurar uma parte da fachada que caiu devido a infiltração numa das calhas do imóvel”.
- Assumi a presidência da entidade em maio e constatei o comprometimento da fachada, causado por uma calha embutida que, entupida, causou infiltrações e fez com que o reboco caísse. Na ocasião, pedi uma avaliação da Defesa Civil do Município. O órgão elaborou um laudo, destacando a urgência da intervenção no local – explicou André Whately.
Segundo ainda o presidente da Fundação, na mesma época da emissão deste laudo, a Defesa Civil constatou que o mastro da Bandeira Nacional, em frente à Casa da Cultura, corria o risco de cair. O mastro então foi trocado e a sua estrutura reforçada.
A Prefeitura também já está adotando os procedimentos para outros serviços de melhorias no local, entre eles a pintura da fachada, a troca da calha e a limpeza do telhado do imóvel, os quais começarão a ser realizados em breve.
O prédio onde hoje funciona a Casa da Cultura começou a ser construído em 1834 em estilo neo-romântico e abrigava, no pavimento superior, a Câmara Municipal e o Tribunal do Júri. No térreo, ficava a cadeia pública do município. Também foi sede do Governo Municipal até 1998 e hoje abriga a Casa da Cultura, o Arquivo Histórico do município, o Museu da Imagem e do Som, além do Patrimônio Histórico.
A arquitetura mantém até hoje suas características originais. O prédio possui 26 cômodos, construídos em cerca de 650 Metros quadrados de área. Segundo André Whately, o imóvel é tombado pelo Patrimônio Histórico do Município e pelo Patrimônio Histórico do Estado.
Palavras chaves: PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA