22/10/2013
Fórum Regional discute segurança no Médio Vale do Paraíba
Presidente do Consórcio Intermunicipal, prefeito Rechuan defende união de municípios no enfrentamento ao crime
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
O Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale do Paraíba Fluminense (CISEGCI) está realizando durante todo o dia desta terça-feira, dia 22 de outubro, o I Fórum Regional de Segurança Pública da região, no auditório do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), com o objetivo de discutir e propor diretrizes para a área de segurança nos 13 municípios que compõem o consórcio, e elaborar o Programa Regional de Segurança Pública, que será apresentado ao Governo do Estado.
A abertura do evento, na parte da manhã, contou com as presenças do presidente do consórcio e prefeito de Resende, José Rechuan; dos prefeitos de Valença, Álvaro Cabral; de Barra Mansa, Jonas Marins; de Porto Real, Maria Aparecida da Rocha Silva, Cida; de Pinheiral, José Arimathéa, e de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto; do presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Estado do rio (Alerj), deputado Iranildo Campos; da deputada estadual Inês Pandeló, além de representantes das Polícias Civil, Militar e Federal, entre eles o Superintendente da Polícia Federal Elias Escobar e o Chefe da Polícia Civil na região, Renato Chernicharo. Representando a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a subsecretária de Educação, Juliana Barroso, e a coordenadora de Conselhos Comunitários da Secretaria, Major Claudia Moraes.
Na primeira abertura do evento, José Rechuan destacou que "se foi o tempo em que os prefeitos diziam que segurança pública era um problema do Estado e que é da união dos municípios integrados no Consórcio que sairá propostas de enfrentamento ao crime nessas cidades".
- Hoje, todos estão conscientes de que a segurança é um dever de todos. As drogas tomaram grandes proporções e neste fórum temos a presença de pessoas especializadas no combate à violência e poderemos trocar experiências para definir o melhor caminho para combater a violência em todas as suas vertentes. Vamos elaborar políticas com planejamento e metas que serão implementadas junto com o Governo do Estado, as polícias e o Ministério da Justiça - explicou.
O prefeito Jonas Marins sugeriu que o tema segurança seja levado também às escolas, enquanto o prefeito Neto destacou que somente unidas as cidades conseguirão avançar no combate à violência.
A Subsecretária de Educação, Juliana Barroso, salientou que o fórum é um evento de investimento de tempo e de esforços para auxiliar no desenvolvimento dos municípios.
- Vemos a criação do Consórcio como reforço às nossas ações. As cidades tiveram coragem de se unir, deixando de lado a vaidade, para buscar soluções conjuntamente - disse.
Até as 18 horas, o fórum prossegue com 11 grupos temáticos discutindo diversos temas, de onde sairão as diretrizes para o Programa Regional.
Palavras chaves: SEGURANÇA