Resende

21° Min32º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

22/10/2013

Fórum Regional discute segurança no Médio Vale do Paraíba

Presidente do Consórcio Intermunicipal, prefeito Rechuan defende união de municípios no enfrentamento ao crime

Fórum Regional discute segurança no Médio Vale do Paraíba

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   O Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale do Paraíba Fluminense (CISEGCI) está realizando durante todo o dia desta terça-feira, dia 22 de outubro, o I Fórum Regional de Segurança Pública da região, no auditório do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), com o objetivo de discutir e propor diretrizes para a área de segurança nos 13 municípios que compõem o consórcio, e elaborar o Programa Regional de Segurança Pública, que será apresentado ao Governo do Estado.

   A abertura do evento, na parte da manhã, contou com as presenças do presidente do consórcio e prefeito de Resende, José Rechuan; dos prefeitos de Valença, Álvaro Cabral; de Barra Mansa, Jonas Marins; de Porto Real, Maria Aparecida da Rocha Silva, Cida; de Pinheiral, José Arimathéa, e de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto; do presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Estado do rio (Alerj), deputado Iranildo Campos; da deputada estadual Inês Pandeló, além de representantes das Polícias Civil, Militar e Federal, entre eles o Superintendente da Polícia Federal Elias Escobar e o Chefe da Polícia Civil na região, Renato Chernicharo. Representando a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a subsecretária de Educação, Juliana Barroso, e a coordenadora de Conselhos Comunitários da Secretaria, Major Claudia Moraes.

   Na primeira abertura do evento, José Rechuan destacou que "se foi o tempo em que os prefeitos diziam que segurança pública era um problema do Estado e que é da união dos municípios integrados no Consórcio que sairá propostas de enfrentamento ao crime nessas cidades".

   - Hoje, todos estão conscientes de que a segurança é um dever de todos. As drogas tomaram grandes proporções e neste fórum temos a presença de pessoas especializadas no combate à violência e poderemos trocar experiências para definir o melhor caminho para combater a violência em todas as suas vertentes. Vamos elaborar políticas com planejamento e metas que serão implementadas junto com o Governo do Estado, as polícias e o Ministério da Justiça - explicou.

   O prefeito Jonas Marins sugeriu que o tema segurança seja levado também às escolas, enquanto o prefeito Neto destacou que somente unidas as cidades conseguirão avançar no combate à violência.

   A Subsecretária de Educação, Juliana Barroso, salientou que o fórum é um evento de investimento de tempo e de esforços para auxiliar no desenvolvimento dos municípios.

   - Vemos a criação do Consórcio como reforço às nossas ações. As cidades tiveram coragem de se unir, deixando de lado a vaidade, para buscar soluções conjuntamente - disse.

   Até as 18 horas, o fórum prossegue com 11 grupos temáticos discutindo diversos temas, de onde sairão as diretrizes para o Programa Regional.

 

Palavras chaves: SEGURANÇA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados