01/08/2011

Fórum Municipal reforça importância da participação da sociedade na luta contra as drogas

Encontro será realizado nesta sexta-feira, e neste sábado

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

As ações já realizadas na prevenção às drogas no Município e a implantação de novas iniciativas voltadas ao enfrentamento deste problema que afeta a grande maioria das cidades brasileiras serão apresentadas nos dias 05 e 06 de agosto (sexta-feira e sábado) desta semana, durante o II Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas.

O evento, que acontecerá no Colégio Salesiano, está sendo promovido através de uma parceria entre a Prefeitura e o COMAD (Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Resende).

A apresentação de uma pesquisa sobre a questão das drogas na cidade, cuja realização também ocorreu por meio de um trabalho conjunto da Prefeitura com o COMAD, é outro assunto previsto na programação.

A abertura do Fórum será na sexta-feira, dia 05, às 16 horas, e contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM); do representante do SENAD (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas), Robson Robin; da representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Juliana Barroso; do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Kiko Besouchet (PP); e do superintendente Municipal de Ordem Pública e presidente do COMAD, José Antônio dos Santos, além de representantes de outros segmentos organizados da sociedade.

Um dos objetivos da segunda edição do Fórum Sobre Drogas – a primeira edição aconteceu em 2009, sob a coordenação da Prefeitura – é fortalecer a importância do engajamento dos segmentos organizados da sociedade no debate em busca de soluções para o problema.

A programação prevê, entre outras atividades, o lançamento oficial do Programa "A Vida em suas Mãos", que tem como meta capacitar voluntários interessados em participar do trabalho de prevenção e enfrentamento.

O programa representa um dos resultados concretos da parceria da Prefeitura com o COMAD e a Organização Não Governamental Evoluir. Esta capacitação teve início pelo bairro Vila Vicentina.

- O objetivo deste programa é o de capacitar cidadãos sensíveis aos problemas das drogas em nosso município. Os voluntários participarão de um treinamento, por meio do qual vão obter informações sobre os tipos de dependências e as novas formas de tratamento. Com isso, se tornarão multiplicadores destes conhecimentos junto à comunidade em que vivem – explica o presidente da COMAD, José Antônio dos Santos.

Além do lançamento do Programa A Vida em Suas Mãos, está previsto também a realização de um ciclo de palestras relacionadas às drogas, sobre os temas "Prevenção", "Tratamento", "Redução de Danos" e "Segurança Pública".

Para enfrentar a questão das drogas, a administração do prefeito José Rechuan (DEM) vem colocando em prática, desde janeiro de 2009, uma série de ações voltadas à prevenção e combate. No começo de fevereiro daquele ano, por exemplo, a Prefeitura promoveu uma reunião no Centro Administrativo da Beira-Rio com a presença de autoridades das forças de segurança do Município, durante o qual Rechuan pediu o fortalecimento das investigações e operações policiais visando combater o comércio ilegal de entorpecentes no Município.

A implantação de 21 câmeras de monitoramente em pontos estratégicos da cidade; o lançamento do Programa Viva Sem Drogas e do Programa Segundo Turno nas escolas (foto); a mobilização da Prefeitura junto ao Governo do Estado que resultou em mais viaturas para a PM e a Polícia Civil; as melhorias do Programa de Saúde Mental, que oferece assistência aos dependentes químicos; o fortalecimento da parceria com o COMAD; o aumento do número de escolas beneficiadas com o PROERD (Programa de Educação e Resistência às Drogas); e a capacitação de mais 700 servidores municipais para atender os casos de dependência química são algumas das ações implementadas no Município entre janeiro de 2009 e junho deste ano (2011).

Implantado há dois anos, o Programa Segundo Turno oferece atividades recreativas, culturais, educativas e esportivas aos estudantes da rede municipal, garantindo-lhes uma ação de inclusão social e prevenção contra as drogas.
Palavras chaves: MOBILIZAÇÃO