EDUCAR

Evento começa nesta sexta-feira

Fórum debate novo Plano Municipal de Educação

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria de Educação, junto com o Conselho Municipal de Educação de Resende (CEDUR), promove nesta sexta-feira, dia 12, e neste sábado, dia 13 de junho, o VII Fórum Municipal de Educação, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no bairro Morada da Colina. O evento é aberto ao público e é esperada a presença de profissionais da Educação e representantes da sociedade civil organizada.

- A elaboração do novo Plano Municipal de Educação está na reta final. Uma das etapas importantes foram as assembleias, onde a população pode conhecer e opinar sobre as novas estratégias que serão aplicadas na educação do município – lembrou o secretário de Educação, Mário Rodrigues.

A abertura do Fórum, na sexta-feira, dia 12, às 19h, terá a presença de autoridades e profissionais da área. A apresentação cultural será realizada pela Orquestra de Cordas do CIEP Brizolão 489 - Augusto de Carvalho, na Cidade Alegria, projeto da Prefeitura que incentiva a prática da música nessa região.

Em seguida, a palestrante Rita Mello, coordenadora do Ministério da Educação/Secretaria de Estado de Educação e mestre em Gestão de Políticas Públicas, falará sobre “O Plano Municipal de Educação e as Políticas Públicas de Fortalecimento da Educação no Município”.

No sábado, dia 13, a partir das 8 horas, acontecerá uma plenária do Plano Municipal de Educação de Resende (2015-2025). Nesse momento será feita a apresentação das metas e estratégias discutidas nas assembleias em março, abril e maio. O público presente poderá apresentar novas sugestões. O encerramento do Fórum está marcado para as 12 horas.

A revisão do Plano Municipal tem como base a lei federal nº 13.005/2014, que definiu o prazo de um ano a partir de sua publicação, em junho de 2014, para que estados, distrito federal e municípios elaborassem seus planos de educação, ou adequassem os planos em consonância com o Plano Nacional de Educação.

Em Resende, o novo Plano engloba metas para todos os segmentos: educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação especial, educação do campo, educação profissional, educação à distância e tecnológica, formação e valorização dos profissionais da educação pública municipal, entre outros.

O resultado do Fórum será formatado e o documento, com o Plano Municipal de Educação, segue em forma de projeto de lei do Executivo para aprovação na Câmara Municipal.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO