08/04/2010

Evento acontece no auditório da Universidade Estácio de Sá

Fórum de Saúde Mental será realizado nesta sexta-feira, dia 09

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura realiza nesta sexta-feira, dia 09, o I Fórum Intersetorial de Saúde Mental de Resende, de 8 às 17 horas, no auditório da Universidade Estácio de Sá (bairro Manejo). O evento contará com a presença de representantes das Secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social; do Conselho Municipal de Saúde e da Vara da Infância e da Juventude. Segundo a diretora de Saúde Mental da Prefeitura, Ângela Monteiro, o evento tem como objetivo principal apresentar propostas, avaliar os desafios do setor e os avanços da área, além de consolidar a construção de uma Rede de Apoio. - O foco desse encontro será articular um trabalho em rede entre os diversos setores envolvidos, com a participação também dos usuários dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), visando também levantar questões e criar grupos de debate – informou a diretora. Ela afirmou ainda que, a partir do fórum, as reuniões acontecerão de forma bimestral. Todas as proposições apresentadas no dia 09 serão levadas para a Conferência Regional Intersetorial de Saúde Mental, e posteriormente, para a Conferência Nacional, em junho, quando serão definidas as diretrizes das políticas públicas na área. - Essa parceria de toda a rede de apoio é fundamental para que o trabalho seja eficaz e possa fortalecer a inclusão social e a cidadania dos usuários do Programa de Saúde Mental – avaliou Ângela Monteiro. Um dos temas debatidos durante o Fórum será a Reforma Psiquiátrica, que prevê o desenvolvimento de ações, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho e esporte, entre outros. Em Resende, o Programa Saúde Mental conta com três Centros de Atenção Psicossocial: o CAPS Casa Aberta, CAPSad e CAPSi. O CAPS Casa Aberta atende adultos com transtorno mental. Já o CAPSad acolhe adultos dependentes de álcool e de outras drogas. Crianças e adolescentes com transtorno mental ou que sofrem pelo uso de álcool e drogas são atendidos no CAPSi. Para ser atendido, os interessados ou responsáveis podem procurar pessoalmente os serviços ou agendar por telefone. Os pacientes devem ser encaminhados também por qualquer uma das unidades da Secretaria Municipal de Saúde. As instituições da Prefeitura que oferecem atendimento na área da Saúde Mental são as seguintes: CAPS Casa Aberta – Localiza-se na Avenida General Affonseca 1.793, no bairro Vila Julieta. Telefone: 3359-4893. CAPSad – Funciona na rua Madre Angélica 28, no bairro Jardim Brasília. Telefone: 3358-0828. CAPSi – Fica na rua Pandiá Calógeras 205, no bairro Jardim Jalisco. Telefone: 3381-0727.
Palavras chaves: REDE DE ATENDIMENTO