20/06/2012

Fórum de Saúde Mental abordará Serviço de Referência Hospitalar em Saúde Mental

Prefeitura dispõe de leitos na Santa Casa para pacientes psquiátricos em crise ou usuários de drogas em intoxicação

Fórum de Saúde Mental abordará Serviço de Referência Hospitalar em Saúde Mental

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira, dia 21, o Fórum Intersetorial de Saúde Mental de Resende, das 8h às 12h, no auditório da Faculdade Estácio de Sá, com o tema "Serviço de Referência Hospitalar em Saúde Mental". Segundo a diretora de Saúde Mental do Município, Ângela Monteiro, o objetivo do fórum é debater e articular a rede de saúde mental no Município.

- Tivemos um apoio muito grande da atual gestão municipal na questão da saúde mental. Dentro do tema deste fórum, vamos apresentar ao público os resultados obtidos com a implantação de 10 leitos para Saúde Mental na Santa Casa, em novembro do ano passado, que foi um marco no atendimento aos pacientes com transtornos mentais e com dependência química no município - salientou Ângela.

Participam do evento representantes da rede de Atenção Básica em Saúde, da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Santa Casa de Misericórdia de Resende, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), Conselho Tutelar, Conselho de Defesa da Criança e Adolescente, entre outras entidades.

O Serviço de Referência Hospitalar oferece internação de curto e médio prazo de pacientes com dependência em álcool e outras drogas em estado de intoxicação aguda ou evolução para a instalação da síndrome de abstinência grave. O atendimento inclui também pacientes com transtornos mentais em crises ou emergências psquiátricas.

- A partir da implantação deste serviço, conseguimos zerar o número de internações de longo prazo em hospitais psiquiátricos em 2012, apresentando um índice de 95% de ocupação dos leitos disponíveis na Santa Casa - acrescentou a diretora.

Além da internação e medicação, esses pacientes recebem atendimento psicológico individual, oficinas e grupos terapêuticos e acolhimento à família. Ângela Monteiro explicou também que, com a inauguração desses leitos, houve um aumento no número de encaminhamentos de usuários de drogas para o tratamento, já que durante a internação, a equipe realiza um trabalho de mobilização junto a esse paciente.

- O Serviço de Referência Hospitalar melhorou a qualidade do atendimento a esses pacientes da saúde mental, que antigamente não recebiam esse atendimento especializado. Esse serviço possibilita agora que eles saiam da crise mais rápido, além de contribuir para a adesão ao tratamento fora do período de internação, para que continuem nos atendimentos nos CAPS - destacou.

Em Resende, o Programa de Saúde Mental é composto por três Centros de Atenção Psicossocial: CAPS Casa Aberta, voltado para o atendimento a adultos em sofrimento psíquico causado por transtornos mentais; CAPS ad (atendimento a adultos usuários de álcool e outras drogas) e CAPSi (atendimento a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico causado por transtornos mentais ou uso abusivo de substâncias químicas).

Palavras chaves: SAÚDE