27/02/2012

Fábrica de óculos será inaugurada nesta terça-feira pela Prefeitura

Produção chegará a mil unidades

Fábrica de óculos será inaugurada nesta terça-feira pela Prefeitura

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura nesta terça-feira, dia 28, às 15 horas, a Fábrica de Óculos "Dr. Jonas da Silva Varginha", onde serão montados os óculos para serem distribuídos gratuitamente a estudantes da rede municipal de ensino e também aos idosos de baixa renda. O imóvel, localizado na Rua Ezequiel Freire 47, no Centro, próximo ao PROCON (Programa Municipal de Defesa do Consumidor) recebeu os seguintes serviços de melhorias: troca do telhado, reparos na rede hidráulica, recuperação do sistema de energia elétrica e trabalhos de pintura.

Segundo o prefeito José Rechuan (PP), que participará da inauguração com o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, a Prefeitura investiu mais de R$ 100 mil na compra dos equipamentos (foto) e do material que será usado na fabricação dos óculos, como armações, lentes, flanelas e estojos. Estarão à disposição diversos modelos, tamanhos e cores de armações para serem escolhidos pelos próprios pacientes. Inicialmente, serão montados mil óculos. A unidade terá três funcionários, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.

- Este será mais um serviço importante que a nossa administração coloca à disposição da população de Resende com o objetivo de garantir condições para uma vida mais saudável. Todos os esforços vêm sendo feitos pela Prefeitura ao longo dos últimos três anos e dois meses no sentido de melhorar cada vez mais o atendimento médico à população. Com a Fábrica de Óculos, ampliamos o conjunto de ações colocadas em prática neste sentido - disse Rechuan.

Para receber os óculos, os alunos da rede municipal deverão apresentar declaração da escola na qual se encontram matriculados, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e receita emitida por algum oftalmologista da rede pública. Já os idosos de baixa renda, que também vão ser atendidos, terão que apresentar, além do cartão e da receita do SUS, um comprovante de renda até dois salários mínimos por mês. A prestação dos serviços da Fábrica de Óculos conta também com a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Além de receber os óculos gratuitamente, os alunos da rede municipal realizam exames oftalmológicos nas próprias escolas, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação. Até a inauguração da Fábrica de Óculos, a entrega era feita na própria Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura. Em 2011, a Prefeitura distribuiu cerca de 250 óculos para estes dois segmentos da população (estudantes e idosos).

- A Secretaria de Educação do Município desenvolvia um projeto de acuidade visual direcionado a crianças diagnosticadas com problemas de aprendizagem devido a distúrbios ou deficiência visual. A Secretaria de Saúde decidiu ampliar seu atendimento, oferecendo também os óculos gratuitamente, pois muitos pais não têm condições de comprá-los, o que prejudica o rendimento do aluno - disse a diretora do Setor de Educação e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Rosadas.

Palavras chaves: PARA ESTUDANTES E IDOSOS