Resende

21° Min28º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

12/02/2020

EXPOSIÇÃO SOBRE O CARNAVAL EM RESENDE DESTACA MANO ELÓI

Mostra acontecerá simultaneamente nas bibliotecas de Resende e Engenheiro Passos

EXPOSIÇÃO SOBRE O CARNAVAL EM RESENDE DESTACA MANO ELÓI

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, através da Casa da Cultura Macedo Miranda, abre no próximo dia 12, nas bibliotecas Jandyr Cesar Sampaio (Resende) e Zulmira de Mello Bastos (Engenheiro Passos), a exposição ‘Folia na Biblioteca – Resgatando Nossa História’. A mostra acontecerá simultaneamente nos dois espaços até 29 de fevereiro. A entrada é gratuita.

O objetivo da exposição é resgatar a história do carnaval resendense, apresentando para o público curiosidades sobre como os quatro dias de folia foram comemorados ao longa da história da cidade. ‘Através de textos e imagens abordaremos um pouco sobre a importância da festa e personagens que fizeram história no nosso carnaval’, ressalta a coordenadora da biblioteca, Annye Romeiro de Almeida Amorim.

Um dos personagens em destaque na exposição é Elói Antero Dias. Conhecido como Mano Elói, o ilustre resendense, de Engenheiro Passos, foi cantor, multi-instrumentista, sambista, e Pai de Santo. Nascido em 1888, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1903. Na Capital Federal conheceu os principais redutos do samba.

No Rio de Janeiro, já na década de 30, Mano Elói ajudou na criação das escolas de samba ‘Deixa Malhar’ e ‘Prazer da Serrinha’. Em 1936, foi eleito ‘Cidadão Samba’, num concurso promovido pela União Geral das Escolas de Samba do Brasil. Em 1947, o resendense incentivou a família Oliveira a fundar a Escola de Samba Império Serrano, uma das maiores agremiações do Carnaval Carioca até os dias de hoje.

Para o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, qualquer ação que vise enaltecer a cultura e os importantes personagens da nossa história deve ser valorizada. “A importância de Mano Elói para a história do carnaval deve ser enaltecida. A exposição apresentará a vida e a obra de um personagem riquíssimo que merece ser conhecida pelo maior número de pessoas”, diz o presidente.

Serviço:

Biblioteca Municipal Dr. Jandyr César Sampaio

Praça do Centenário, 37 – Centro

Hora: de 8h às 18h.

Biblioteca Zulmira de Mello Bastos

Avenida Boa Vista, s/n - Engenheiro Passos.

Hora: de 8h às 17h.

Palavras chaves: Exposição; Biblioteca Jandyr Cesar Sampaio; Zulmira De Mello Bastos
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados