Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

10/02/2020

EXPOSIÇÃO ‘RESENDE, O BERÇO DO CAFÉ SUL FLUMINENSE’ ESTÁ ABERTA NO ARQUIVO HISTÓRICO

Público poderá conferir as mostras até o dia 31 de março

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, abriu a exposição ‘Resende – O Berço do Café Sul Fluminense’ nesta segunda-feira, dia 10.  A entrada é gratuita.

O público pode visitar as obras até dia 31 de março, no Arquivo Histórico Municipal, que fica no térreo da Casa da Cultura Macedo Miranda, localizado na Rua Luiz da Rocha Miranda, Centro Histórico. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h.

‘Resende – O Berço do Café Sul Fluminense’ é formada por cerca de 10 painéis, que contam sobre a história da implantação da cultura do café em Resende, com a chegada das primeiras mudas de café na região, por volta de 1774. A mostra também apresenta personagens históricos, dados e aspectos da economia do café em Resende.

O diretor do Arquivo Histórico, Angelo Tramezzino, destacou o objetivo desta exposição

- A exposição tem caráter educativo e busca despertar o interesse da população pela história do município. Nossa proposta foi a de realizar uma mostra de fácil assimilação, com informações e curiosidades sobre esse importante período da história de Resende – ressaltou Angelo Tramezzino.

Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, após o término da exposição no Arquivo Histórico, a mostra virará itinerante pelas escolas municipais de Resende e também por outras instituições que tenham interesse. “Com a exposição do Arquivo Histórico é possível preservar a memória da cidade através do seu acervo físico, mas também o de difundir nossa história” – disse Thiago Zaidan.

Maiores informações pelo telefone: (24)3354-6927.

‘Resende – O Berço do Café Sul Fluminense’

Período de visitação: 10 de fevereiro a 31 de março