Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR)

17/10/2018

EXPOSIÇÃO MOSTRA IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA

Realizada em parceria com a Transpetro, mostra poderá ser visitada nesta quinta e sexta-feira, no Campus do IFRJ

EXPOSIÇÃO MOSTRA IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA

Crédito: PMR - Divulgação

Resende vai receber nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, a exposição itinerante “A Coleta Seletiva e Você”, que chega à cidade através de uma parceria firmada entre a Prefeitura, por meio da Agência do Meio Ambiente do Município (AMAR) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e a empresa Transpetro. A mostra, que reforça a importância da separação do lixo e da coleta seletiva, será realizada no Campus do IIFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro, instalado no prédio do antigo Gssan), na quinta-feira, dia 18, das 8h às 17h30, e na sexta, dia 19, das 8h às 12h.

De acordo com a AMAR, a parceria com a Transpetro acontece desde o ano passado, quando o Programa de Educação Ambiental Gasoduto da Transpetro (PEA-GASCAR), que condiciona a licença de atuação da empresa, ofereceu um curso com temática ambiental para os técnicos da Prefeitura. Já este ano, a cidade está recebendo a exposição, que aborda a importância da coleta seletiva, consumo consciente, saúde dos catadores e utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual), entre outros assuntos.

A mostra chega em Resende no momento em que a cidade está ampliando a coleta seletiva para mais cinco bairros do município. Com a medida, 30 comunidades passarão a contar com a coleta, que já atendia 25 bairros, incluindo Visconde de Mauá, na região serrana.

- Esta exposição está vindo para Resende em boa hora e mostra que estamos no caminho certo ao ampliarmos o número de bairros atendidos com o serviço no município – disse o presidente da AMAR, Wilson Moura, lembrando que a agência está realizando uma campanha porta a porta para conscientizar os moradores sobre a coleta.

Visitação

De acordo com a AMAR, a visitação no período da tarde desta quinta-feira, dia 18, será reservada para os catadores individuais e organizados que atuam em Resende. Já nos horários da manhã, nos dois dias (quinta e sexta-feira), a exposição ficará aberta à visitação do público em geral. Quem for ao local, além de conhecer a mostra, também poderá participar de um bate papo sobre diversos assuntos relacionados ao tema como: coleta seletiva, reciclagem, associativismo e cooperativismo, saúde das pessoas que manuseiam os recicláveis, e consumo consciente, entre outros.

Para que a organização tenha maior controle sob o fluxo de visitantes, os interessados devem se inscrever pelo telefone 3354.7792 ou pelo e-mail residuossolidos.amar@gmail.com.

Palavras chaves: Coleta Seletiva