Resende

21° Min31º Max

Selo prevenção do site

Assistência Social e Direitos Humanos

23/02/2023

EXPOSIÇÃO EM RESENDE HOMENAGEIA 91 ANOS DA CONQUISTA DO VOTO FEMININO

Exibição acontecerá nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março

EXPOSIÇÃO EM RESENDE HOMENAGEIA 91 ANOS DA CONQUISTA DO VOTO FEMININO

Crédito: Reprodução

Em homenagem a mais uma das conquistas femininas, a Prefeitura de Resende realiza nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março a exposição itinerante “Mulheres na Política: Uma História de Lutas”. Este encontro marca os 91 anos da conquista do direito ao voto feminino, que aconteceu no dia 24 de fevereiro de 1932. 

Esta será uma ação da Coordenadoria da Mulher, organismo de promoção de Políticas Públicas para Mulheres vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Políticas à Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda. 

A exposição ficará em exibição na Universidade Estácio de Sá no dia 27 para a comunidade acadêmica. Já nos dias 28 e 1º de março a exposição será aberta ao público e ficará em exibição no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Resende das 9h às 17h. 

- As mulheres vêm conquistando seu espaço e equidade em um mundo tradicionalmente machista há muitos anos. A conquista da mulher ao direito do voto feminino deve ser comemorada, por ser um momento muito marcante e por proporcionar diversas outras conquistas subsequentes. É possível ver o quanto as mulheres batalharam antigamente para conseguirmos usufruir dos direitos que temos atualmente. Sabemos que ainda tem muito o que avançar, mas também devemos agradecer pelas melhorias já alcançadas - explicou Sheila Cristina Guilherme Freire, responsável pela Coordenadoria da Mulher. 

Sufrágio feminino

Apenas em 1932 as mulheres puderam votar, quando foi concedido o direito ao voto por meio do decreto 21.076, que criou a Justiça Eleitoral pelo ex-presidente Getúlio Vargas. 

 

Palavras chaves: Exposição; Conquista Do Voto Feminino
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados