18/05/2010

Promovido pelo MAM, evento comemora Ano Internacional da Biodiversidade

Exposição sobre Rio Paraíba começa nesta sexta-feira, dia 21

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

O Museu de Arte Moderna de Resende abre nesta sexta-feira, dia 21, às 19 horas, provavelmente a mais significativa exposição deste ano, definido como o Ano Internacional da Biodiversidade: ‘Rio Paraíba do Sul – Desafio para a Vida’. No dia seguinte, haverá, a partir das 9 horas, uma ação ecológica envolvendo alunos do município na limpeza dos pilares da Ponte Velha e das margens do Rio Paraíba (foto), em Campos Elíseos. A ação conta com apoio do curso de engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e terá início no deck da ‘Rua da Música’. Na próxima terça-feira, dia 25, com a palestra: “O Rio Paraíba continua lindo?”, no plenário da Câmara Municipal, a professora, arquiteta e urbanista, Andréa Auad Moreira completa a série de iniciativas. A exposição estará aberta ao público de 24 de maio a 16 de julho, de segunda a sexta, das 9 horas às 17h30min. Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o ator e produtor cultural André Whately, “mais que uma exposição, o Museu de Arte Moderna de Resende e a Prefeitura promovem, em parceria com a Câmara Municipal, AMAR (Agência do Meio Ambiente), CEIVAP, Secretaria Municipal de Educação e AMAN, uma oportuna reflexão sobre a importância e a realidade do curso d’água que corta os três estados mais ricos do país, banhando e abastecendo de água 186 municípios e milhões de pessoas”. Ao longo dos 60 anos de existência, informa a diretora do museu, Vanda Perantoni Schmid, o MAM de Resende promoveu centenas de exposições, realizadas com a proposta de também promover uma ação educativa voltada para estudantes. - Neste contexto abrimos a exposição ‘Rio Paraíba do Sul – Desafio para a Vida’, com o objetivo de levar o público a uma reflexão sobre a necessidade de o homem ter um novo tipo de relação com a natureza. Uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. O homem é um ser servido e nutrido pela natureza na plenitude de seus reinos mineral, vegetal e animal. Na pureza e transparência da água que mantém a vida – concluiu Vanda Perantoni. O MAM fica na Rua Cunha Ferreira 104, no Centro Histórico de Resende. Os telefones de contato para agendamento de visitas de grupos e estudantes são (24) 3360-6155 e (24) 3360-4470.
Palavras chaves: CULTURA