11/04/2016
Exposição retrata os 111 anos da Ponte Velha
Mostra será aberta no dia 15 de abril e reunirá fotos e textos
Crédito: André Sodré
Um dos maiores patrimônios da cidade de Resende será homenageado a partir do próximo dia 15 de abril no Arquivo Histórico Municipal, localizado na Casa da Cultura Macedo Miranda.
Com o tema 'Ponte Velha – 111 Anos de História', a ponte Nilo Peçanha terá uma mostra especial com fotografias e textos no mês em que comemora seu aniversário. A exposição será aberta às 15h e ficará disponível à visitação pública até o dia 29 de abril, de segunda a sexta-feira, de meio-dia a 17h30.
A exposição é uma atividade cultural e educativa desenvolvida pelo Arquivo Histórico Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A Casa da Cultura Macedo Miranda fica localizada na Rua Dr. Luís da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone (24) 3354-6927.
Sobre a Ponte Velha
Considerada um dos cartões-postais de Resende, a Ponte Velha, como é mais conhecida a Ponte Nilo Peçanha, era utilizada inicialmente por veículos e pedestres que precisavam atravessar o Rio Paraíba do Sul, interligando o Centro da cidade ao bairro Campos Elíseos. Atualmente, a famosa ponte metálica é utilizada somente para travessia de pedestres.
Inaugurada no dia 16 de abril de 1905, a Ponte Nilo Peçanha foi pré-fabricada em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio, e se tornou um marco no desenvolvimento de Resende. O seu nome foi escolhido em homenagem ao Presidente do Estado da época, que veio à cidade especialmente para a inauguração.
A construção resolveu definitivamente um problema antigo de travessia dos moradores. Em 1821, a primeira ponte de madeira foi construída sobre o rio, mas foi carregada pela grande enchente que atingiu o município em 1833. Depois disso, uma nova ponte de madeira foi erguida, durando até o final do Século XIX.
Palavras chaves: HISTÓRIA