25/03/2010

Exposição relembra história de líder do movimento feminista

Mostra da Secretaria de Assistência Social faz parte das comemorações pelo Dia da Mulher

Exposição relembra história de líder do movimento feminista

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

As pessoas que buscam conhecer um pouco da vida e da obra da educadora e escritora Dionísia Gonçalves Pinto, mais conhecida como Nísia Floresta, podem visitar a exposição itinerante “Nísia Floresta: Uma Mulher à frente do seu tempo”. A mostra ficará exposta até o dia 02 de abril, no primeiro andar da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (foto). Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Casa da Cultura, a exposição faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher (08 de março). O horário de visitação para o público vai de 8 às 17 horas. Abolicionista, indianista, nacionalista e precursora dos ideais feministas no Brasil, Nísia Floresta é considerada uma das maiores pensadoras femininas do século XIX, “tendo deixado, além de uma obra literária de grande valor, um legado de luta pela valorização do verdadeiro papel da mulher”. A exposição é composta por 16 painéis e um banner pertencente ao acervo do Espaço Cultural do CEDIM (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher Heloneida Studart). O objetivo da exposição, segundo a secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, “é o de identificar, valorizar e difundir a produção artística cultural feminina no interior do Estado”. - Com esta exposição, pretendemos contribuir para auto-estima da mulher, buscando ao longo da história exemplos de personalidades femininas que lutaram durante a vida pela justiça e pelo respeito aos direitos da mulher – afirmou Marly, acrescentando que nesta semana dois outros eventos foram realizados pela Secretaria em comemoração ao mês da mulher: o ciclo de palestras ocorrido no plenário da Câmara Municipal e a série de oficinas para geração de renda realizadas no Lions Club, atrás da Igreja do Rosário, no Centro.
Palavras chaves: CULTURA