Assistência Social e Direitos Humanos

19/10/2015

Exposição no Espaço Z reúne obras produzidas por moradores em situação de rua

Mostra segue durante toda a semana com vasta programação

Exposição no Espaço Z reúne obras produzidas por moradores em situação de rua

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos abriu na manhã desta segunda-feira, dia 19 de outubro, a exposição “O olho da rua”, que reúne cerca de 30 quadros pintados por moradores em situação de rua na oficina de arte ministrada pelo professor de artes Marcelo Ferreira Lopes. A mostra poderá ser visitada até sexta-feira, dia 23, no Espaço Z, das 8 às 17 horas, e depois será realizada de forma itinerante, percorrendo outros pontos da cidade.

A oficina é um dos projetos desenvolvidos no Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) para a socialização da população de rua que frequenta o local diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

- Nossa ideia com essa exposição é mostrar ao público parte do trabalho desenvolvido no Centro POP. Durante toda a semana teremos várias atividades paralelas, realizadas no auditório do Espaço Z, com oficinas, debates e exibição de filmes – explicou Marcelo Ferreira Lopes.

Nesta segunda, a exposição foi aberta para o público às 8 horas. Às 14 horas começou uma oficina de Cidadania sobre população em situação de rua para alunos do ensino Médio da rede pública, com mediação da assistente social Nubiane de Paula.

Terça-feira, 20, às 8h30 acontece a abertura da exposição para convidados. Participam da mesa de abertura o secretário de Assistência Social, Alfredo José de Oliveira, a coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria, Maria Cecília Zikan, e o gerente do Centro POP, Thiago Grangeiro. Os usuários realizam uma apresentação cultural às 9h30; e às 9h50 tem apresentação de slides com fotos produzidas durante as oficinas de arte. Às 10 horas haverá mesa redonda com mediação de Thiago Grangeiro, e participação do professor Marcelo Lopes, da artista plástica Vanda Perantoni e do professor de artes da Escola Estadual Pedro Braile, Gelson Mallorca, seguido de debate às 11 horas, e apresentação cultural às 12h. Na parte da tarde segue a visitação normal da exposição.

Na quarta-feira, dia 21, às 14 horas tem apresentação do filme “Trash: a esperança vem do lixo”, para alunos do Ensino Médio da rede pública, seguida de debate sobre o tema às 16 horas.

Na quinta, 22, haverá uma nova mesa de discussão sobre temas relacionados à população em situação de rua formada pela gestora de operacionalização do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Renata do Vale, de Maria Cecília Zikan e Thiago Grangeiro, além da diretora de Proteção Social Especial no Estado, Diana Delgado; às 9h30 tem apresentação de vídeo institucional, seguida de painel de debates sobre os serviços para a população de rua e migrantes.

A exposição encerra-se na sexta-feira, dia 23, às 17 horas, depois da reunião intersetorial para elaboração do Plano Municipal de Atendimento à População de Rua, com início previsto para as 14h.

Palavras chaves: POPULAÇÃO DE RUA