18/04/2011

Exposição leva História do Brasil para as escolas municipais

Mostra apresenta etapas desde a origem indígena até o processo de independência

Exposição leva História do Brasil para as escolas municipais

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Em parceria com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, através do MAM da cidade (Museu de Arte Moderna), e o Museu Histórico Nacional, a Secretaria Municipal de Educação  está promovendo nas escolas municipais a  exposição itinerante “Brasil Nossa História”. Na foto, a Escola Municipal Bairro Cabral.

A primeira unidade a receber o projeto foi a Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, onde a mostra está sendo realizada desde sexta-feira, dia 15 de abril.

A exposição é composta por 18 painéis com ilustrações e textos, que abordam a história do Brasil, desde a origem indígena até o processo de independência.

Durante os meses de abril, maio e junho, os trabalhos serão apresentados em todas as escolas urbanas e de educação do campo da rede municipal que possuam turmas do 4º ao 9º anos do ensino fundamental.

Segundo a diretora do MAM-Resende, Vanda Perantoni, Resende será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a receber esta exposição. Ela explica que o objetivo da proposta “é levar a arte e a cultura para aquelas pessoas que moram em locais distantes, motivo pelo qual as unidades da zona rural também foram incluídas na programação”.

De acordo ainda com Vanda, a mostra nas unidades de ensino estará aberta também à visitação das respectivas comunidades.

A mostra a ser apresentada nas escolas foi preparada pelo Museu Histórico Nacional. E devido a sua estrutura leve, composta por nove módulos que suportam dois banners, sendo um em cada lado, acabou se tornando um  importante instrumento para levar a levar a arte e a cultura também para as comunidades através das escolas.

Na opinião da secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, “o projeto certamente vai ampliar os conhecimentos dos alunos a respeito da história do Brasil, o que tem sido uma prioridade da Prefeitura”.

Ela lembra que, no ano passado, a Secretaria de Educação do Município implantou a Aula de Civismo em várias escolas da rede municipal. Segundo Soraia, “este projeto de civismo vem ajudando a despertar nos estudantes a importância da valorização do civismo em sua formação”.

Já a coordenadora de História da Secretaria Municipal de Educação, Eveline Siqueira, entende que “a exposição vai proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre momentos referentes à construção da trajetória nacional, realizada a cada dia pelo povo brasileiro”.

Palavras chaves: CULTURA E EDUCAÇÃO