04/11/2010
Exposição do MAM relembra antigos salões da Primavera
Mostra terá trabalhos expostos de 1974 a 1984
Crédito: Divulgação - ACOM/PMR
Com o objetivo de relembrar ao público parte do seu acervo, o MAM (Museu de Arte Moderna) de Resende abre nesta sexta-feira, dia 05 de novembro, a exposição “Retrospectiva dos Salões da Primavera – 1974/1984”.
A mostra vai apresentar 50 obras premiadas nesta década para que o público possa fazer uma releitura das edições passadas do Salão da Primavera e observar a evolução dos artistas, muito deles hoje profissionais de renome, como Jorge Vieira, Clécio Penedo, Antonelli e Alex Gama, entre outros. Na foto, o quadro Paisagem I, de Luís Carlos Antonelli.
A abertura da exposição, a partir de 9 horas, também faz parte das ações em comemoração ao Dia Nacional da Cultura (05 de novembro). A diretora do MAM, Vanda Perantoni, ressaltou que a exposição “vai destacar a evolução das artes plásticas em Resende e na região, através de obras excelentes, que reafirmam a importância do Salão da Primavera enquanto um dos acontecimentos principais do gênero no eixo Rio-São Paulo”.
A exposição “Retrospectiva dos Salões da Primavera – 1974/1984” poderá ser visitada até o dia 17 de dezembro, no horário de 9 às 17h30m (segunda à sexta-feira).
O MAM se localiza na Rua Doutor Cunha Ferreira 104, no Centro Histórico, próximo ao plenário da Câmara Municipal. As escolas e outros segmentos organizados da sociedade poderão agendar visitas pelos telefones 3360-6155 e 3360-4470, ou por meio do endereço eletrônico mam.resende@gmail.com.
Entre as exposições promovidas neste ano pelo Museu de Arte Moderna de Resende estiveram a mostra O Papel da Vilas, que apresentou no mês de fevereiro trabalhos produzidos por artistas da região de Visconde de Mauá. Já a edição do Salão da Primavera de 2010 reuniu 67 obras de 52 artistas plásticos.
O evento deste ano teve uma área destinada especialmente para cidadãos portadores de deficiência com dez trabalhos, entre quadros e esculturas.