18/11/2011
Exposição de cabras acontece até domingo no Parque de Exposições
Incremento da atividade rural é prioridade da Prefeitura
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR
Em parceria com a Prefeitura, a Rio Capri (Associação de Caprinocultores do Estado do Rio de Janeiro), promove, no Parque de Exposições, a 2ª Exposição Nacional de Caprinos (foto), que reúne mais de 400 animais dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia e do Rio de Janeiro, incluindo municípios da região Sul Fluminense. Iniciado nesta terça-feira (dia 15), o evento vai até domingo (20), quando será realizado o encerramento, às 12 horas.
Para o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, engenheiro Miguel Dias, a exposição está sendo considerada uma oportunidade importante para que os criadores de cabras de Resende possam comercializar e expor seus produtos. Além disso, ele destaca que o evento possibilita a troca de informações e conhecimento a respeito desta atividade rural.
A programação deste sábado prevê as seguintes atividades: ordenha - torneio leiteiro (8 horas), julgamento de pista (8 às 20 horas), jantar de confraternização e premiação dos expositores (22 horas). Já no domingo, a partir de oito da manhã, acontecerá a liberação dos animais. O torneio vai oferecer cerca de R$ 20 mil em prêmios. Entre os vencedores, serão concedidos prêmios para o melhor criador, melhor expositor, melhor criador geral e melhor expositor geral.
Com a realização da exposição de animais caprinos, a Prefeitura amplia ainda mais o número de atividades promovidas desde 2009 visando tornar o Parque de Exposições um local permanente destinado à realização de eventos. Antes, o parque era praticamente utilizado apenas durante a realização da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende, que acontece anualmente, em comemoração ao aniversário da cidade.
- Além disso, a administração do prefeito José Rechuan (PP) tem atuado no segmento rural como uma das prioridades do Município. A saúde do rebanho bovino, por exemplo, vem, merecendo uma atenção especial da Prefeitura, principalmente através das campanhas de vacinação contra a febre aftosa. Vários cursos de capacitação já foram promovidos para os produtores rurais. E agora, por meio da Exposição de Caprinos, tornamos realidade outra ação concreta por este setor de grande importância no setor rural - disse Miguel Dias.